22/05/2022 - Rio de Violas – 4º Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro
11h - Bruno Reis e Ivana Reis no show Tom da Viola
Local - Teatro
Espetáculo musical intimista apresentado pela dupla Ivana Reis (voz) e Bruno Reis (viola brasileira), TOM DA VIOLA revela ao público o lado regional e brejeiro de Tom Jobim ao percorrer todas as todas as fases musicais do maestro. O repertório é uma declaração de amor de Jobim à natureza: traz muitas de suas chamadas “canções ecológicas”. TOM DA VIOLA mergulha em uma obra que absorve de maneira natural o erudito, o jazz e o samba, mas destaca a forte presença do cancioneiro folclórico, rural e sertanejo na obra jobiniana, cuja viola é a expressão máxima.
No repertório, A violeira (Tom Jobim/Chico Buarque), Maria é dia (Tom Jobim/Paulo Jobim/Ronaldo Bastos), Correnteza (Tom Jobim/Luis Bonfá), Sabiá (Tom Jobim/Chico Buarque), Chovendo na roseira (Tom Jobim) e Estradda do sol (Tom Jobim/ Dolores Duran), entre outras.
13h30 – Roda de Viola
Local – Jardim
15h – Quintal Mágico
Local – Casarão
A diversidade e riqueza da música de raiz brasileira, soando através da viola caipira, sanfona e zabumba, é a nossa proposta para essa deliciosa brincadeira musical. Convidamos as famílias para dançar e cantar em nosso quintal, inspiradas pelos ritmos vibrantes e cheios de suingue como baião, coco, cacuriá, carimbó, boi e cantigas infantis. Bonecos e adereços criam um ambiente encantado junto com as canções escolhidas e músicos que se propõe a integrar crianças de todas as idades, trazendo a consciência de unicidade, tão preciosa nesse momento!
Músicos: Bethi Albano - voz, viola caipira e percussão.
Dudu Godói - voz, flauta e percussão.
Lars - voz e sanfona
16h– Palco Aberto
Local – Teatro
18h30 – Orquestra de Violas Caipirando
Local – Jardim
Em 2010 surgia no Rio de Janeiro a orquestra de viola Caipirando. No início, sua formação contava com um pequeno grupo de componentes, cujo objetivo era o aprendizado e o conhecimento da viola caipira de 10 cordas, celebrando e divulgando a cultura caipira através de músicas do cancioneiro nacional, MPB com adaptação para viola e composições próprias, em arranjos criados pelo professor e maestro Henrique Bonna. Atualmente, o grupo dispõe de cerca de 30 músicos, podendo, portanto, ser considerada uma grande orquestra, com a inclusão de outros instrumentos, como violão, cavaquinho, rabeca, violino, flauta e percussão. Em sua trajetória, o grupo Caipirando já se apresentou em diversas cidades do estado do Rio de Janeiro (Mendes; Três Rios; Tanguá; Bom Jardim; Vassouras; Guapimirim; e Grande Rio) e de São Paulo (Bananal e São José do Barreiro). Participou, inclusive, de projetos e festivais em locais renomados, como o Centro de Referência da Música Carioca Arthur da Távola, Lona Cultural Jacob do Bandolim, Teatro Armando Gonzaga, Espaço Néctar, PUC-Rio, Sítio Burle Marx, Teatro Baden Powell, SESC, Festival do Vale do Café, Escola de música Elam, projeto Rio de Violas e a Mostra Nacional de Música do SESC. Podemos elencar também o Iate Club do Rio de Janeiro, o Crab Sebrae e o Consulado de Portugal dentro do projeto Música no Museu. Marcou presença na Flip 2019. Vem participando com apresentações anuais em obras sociais como o Instituto Dona Meca, que atende 250 crianças com deficiência, e o lar Sodalício Sacra Família, que cuida de idosas com deficiência visual. Além dos espetáculos, o Caipirando apresenta um programa semanal de rádio, o “Caipirando, Alma Carioca de Viola”, na Rádio RJ FM (107,50 MHz), todos os domingos e quartas-feiras de 8 as 10 horas; na rádio Estância de Bananal (www.estancia879.com) de segunda-feira a sábado, das 4 as 6 horas. Há alguns anos, a Orquestra Caipirando realiza a “Folia de reis do sertão carioca”, como era conhecida a zona oeste do Rio de Janeiro na década de 1950, resgatando a tradição e a cultura popular da região. A cidade maravilhosa agora é palco para a verdadeira música caipira de raiz, proporcionada pela sonoridade única das violas e dos violeiros da Orquestra Caipirando.
(os shows acontecerão ao longo do dia nas áreas do Centro da Música Carioca Artur da Távola)
________________________
como chegar