Programação da Semana

Exposição Música Brasilis



Instalações digitais apresentam um panorama da

música brasileira desde os indígenas até o século 21


visitação gratuita

de quinta a domingo de 10h às 16h

Centro da Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca -

 Tel: 3238 3880 (quinta a domingo das 10h as 16h)



Uma viagem pelos 500 anos da música no Brasil, esta é a proposta da exposição Musica Brasilis, que retorna ao Centro da Música Carioca Artur da Távola depois da itinerância por 10 cidades dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. A exposição apresenta, através de instalações interativas, um panorama das práticas musicais brasileiras, desde os tempos dos tupinambás, no século 16, até o funk, rap e música eletrônica dos dias de hoje. Com curadoria de Rosana Lanzelotte, cravista, pesquisadora, e doutora em informática, trata-se de um projeto pioneiro na América Latina. Musica Brasilis é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e tem o apoio financeiro do BNDES por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.



Por meio de instrumentos musicais, vídeos e instalações interativas que ilustram os 5 séculos de música brasileira, a exposição se baseia nos conteúdos reunidos ao longo de mais de 10 anos para o portal Música Brasilis: https://musicabrasilis.org.br/.


Um dos pontos altos é a primeira linha do tempo interativa da música brasileira, que mostra momentos emblemáticos e os músicos através de exemplos dos seus repertórios. Em uma tela multitoque, que simula um fichário infinito, informações, áudios e vídeos de obras de cerca de 500 compositores brasileiros, inclusive compositores redescobertos atuantes em Belém do Pará.




A exposição mostra Instrumentos musicais de origens indígena, africana e europeia. Em um totem interativo, 40 vídeos mostram como funcionam instrumentos das diversas famílias: percussão, sopro, cordas e teclados.



Jogo de Mix é uma instalação interativa em que o público poderá entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem “ligar” e “desligar” partes da instrumentação, para entender como os instrumentos se somam para formar a música.


Um totem interativo apresenta o Jogo de Compor. Os visitantes podem experimentar e "criar" a sua própria música, a partir de trechos pré-gravados acionados pela movimentação de peças em um tabuleiro virtual. As diferentes seções correspondem aos "ingredientes" da música:

  • ritmo

  • melodia

  • harmonia


Serviço: Exposição Musica Brasilis

Centro Municipal de Referência da Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca - Tel: 3238. 3880 (de quinta a domingo das 10h as 16h - agendamento de escolas por telefone)

De quinta-feira a domingo, das 10h às 16h – Entrada Gratuita

Mais informações: https://musicabrasilis.org.br/noticias/exposicao-musica-brasilis-volta-ao-cmcat


                                                                     Comentários sobre a exposição


Trabalho surpreendente pela qualidade e seriedade (sem ser nada chato), belíssimo, parabéns e voos em outros céus” André Midani

 

Espaço público deve ser utilizado como local de construção de conhecimentos! Parabéns pelo belíssimo e importante trabalho!” Malvina Tuttman - (Conselho Nacional de Educação – MEC)

 

Essa exposição é um orgulho para o Rio e para o Brasil. Ela ensina, informa, emociona e nos diverte. Tudo é bem cuidado. O olhar da Rosana é o olhar do curioso. Por todas essas razões a exposição encanta jovens e velhos. Parabéns a todos e obrigada aos monitores.” Rosa Maria Barbosa de Araújo – Presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS/RJ)


"Surpresa maravilhosa visitar a instalação do Rio Música. Há muito tempo não visito um espaço tão cuidado, tão musical. Deveria ser divulgado em todo Rio e também no Brasil. Parabenizo a Secretaria de Cultura por ter apoiado esse projeto que aproxima o passado e o presente virtual, mas, está nos levando para um futuro cuidadoso prevendo a permanência da música brasileira. Felicito também a Rosana Lanzelotte pelo ideal da excelência do seu trabalho, pensando na educação musical da população do Rio.” Profª Cecília Conde – Conservatório Brasileiro de Música/Centro Universitário


"Muitos parabéns à minha amiga Rosana Lanzelotte e a toda equipe que tornou possível esta exposição maravilhosa em que apetece ficar todo dia a brincar, a aprender." Dr. Rui Vieira Nery – Diretor do Programa Gulbenkian Educação para a Cultura – Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal)


Sensacional! Essa exposição merece ser vista por todos os cariocas e brasileiros!” Maria Beatriz Paes Leme – Coordenadora de Música - Instituto Moreira Salles


Poucas vezes fui tão surpreendida como hoje com esta linda proposta tão magnificamente desenvolvida Espero que as atividades deste Centro de Referência tenham continuidade e apoio.” - Maria Eugênia Stein - Coordenadora Geral do Ensino a Distância do CIEE-Rio.


Um projeto apaixonante, feito com muita paixão que resgata a nossa história musical e cultural. Parabéns.” Franklin Dias Coelho – Secretário Especial de Ciência e Tecnologia do Município do RJ

 

"Em nome da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, parabenizo a organização, capricho, pertinência dos conteúdos apresentados pela exposição. Vida longa ao projeto e um abraço a toda a equipe. Sem dúvidas precisamos de iniciativas como esta.” Anahi Ravagnani – Educacional - OSB


Parabéns por esta iniciativa tão importante para o Rio e principalmente para a educação pública tão carente de mais referências, histórias, memórias musicais e principalmente de criação. Grande abraço.” Adriana Rodrigues Didier – Coordenação Pedagógica do Conservatório Brasileiro de Música.


"Exposição, casa, proposta, tudo lindo, criativo, didático e surpreendente! Parabéns." Srª Vera Alencar - Diretora dos museus Castro Maia

Que a exposição seja permanente.” Hugo Sukman – Fundação Roberto Marinho