Programação da Semana

04/05/2024 - Rio de Violas - 6º Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro


 

13h - Cortejo da Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira

Local - Pátio

A Folia Sagrada Família da Mangueira nasceu no morro da Mangueira e é uma das últimas remanescentes dos tradicionais reisados nas favelas. Todos os anos, a Folia percorre com cantorias e rezas as ruas e casas de várias comunidades do Rio. Hoje possui entre 15 e 25 integrantes, paramentados de uniformes e de instrumentos na mão, e é liderada pelo Mestre Hevalcy há 17 anos, que integra a folia desde a formação, data qual não se tem registro. A folia se destaca por trajes coloridos e chapéus com coroa de flores. Entre os foliões, destacam-se os mestres e contramestres que vão à frente, logo depois da bandeireira, tocando violas caipiras, demonstrando a influência mineira, já que o fundador, Mestre Geraldo do Amaral, trouxe a tradição da sua cidade natal Muriaé/MG.


15h30 - Show Henrique Bonna e Álvaro Fusco

Local – Salão do Casarão

Participação: Fabinho da Viola de São José do Barreiro

Os agudos e médios da Viola Caipira em equilíbrio com os graves do Contrabaixo Acústico é tônica que rege o duo. O trabalho mescla no seu repertório músicas autorais e regionais brasileiras, de Almir Sater, Renato Teixeira e muitos outros.

17h - Show Conversa Ribeira

Local – Sala Paulo Moura

Com 22 anos de atuação, o Conversa Ribeira - trio formado por Andrea dos Guimarães, Daniel Muller e João Paulo Amaral - segue realizando uma meticulosa e entusiasmada pesquisa, que busca trazer à superfície pérolas criadas por grandes autores da história da música caipira. Em ‘Do Verbo Chão’ (3º álbum, lançado em 2019), o grupo tece um desdobramento singular da música caipira, cultivando o vínculo essencial com essa tradição e a liberdade de recriá-la em novas concepções de arranjo e interpretação. Seus integrantes, nascidos em cidades interioranas, elaboram um trabalho repleto de encantamento com a riqueza que vislumbram no repertório clássico caipira, tanto no que se refere aos conteúdos musicais quanto à experiência humana.

Assim, integram o repertório “Atrás poeira”, de Ivan Lins e Vitor Martins, “Folia”, de Lourenço Baeta e Xico Chaves, e “Olho d’água”, de Paulo Jobim e Ronaldo Bastos.

18h30 - Show Miguel Bezerra e Ednaldo Santos

Local - Pátio

A dupla traz ao 6º Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro o tradicional repente nordestino, com versos improvisados que envolvem o público numa interação criativa e muito bem humorada. Miguel Bezerra nasceu em 1951, em Paraibano (CE), pertinho de Fortaleza. Aprendeu com o pai a diferença entre o repente e o cordel e, desde os dez anos de idade, não gagueja e não esquece uma rima. Se não ganha um desafio, empata. Há 57 anos trabalha pela cultura do repente ao som da viola típica nordestina.

20h - Show Juliana Andrade e Brenda Violeira do Pantanal: Homenagem a Helena Meirelles

Local – Sala Paulo Moura

Show inédito preparado especialmente para o VI Encontro: as violeiras Juliana Andrade e Brenda Violeira.

Juliana Andrade é nascida no dia de Reis, 6 de janeiro, na cidade de São Paulo. Começou tocar ainda menina, fascinada pela viola caipira e seu som; aprendeu tocar com seu pai Francisco, que é a sua maior referência musical! No ano de 1994 teve o privilégio de se apresentar no palco do Viola Minha Viola ao lado de Inezita Barroso, que se tornou sua madrinha, amiga e conselheira, desde esse dia nunca mais soltou a viola, sendo aclamada pela rádio e televisão cultura e seus ouvintes recebendo o título de Princesa da Viola.


Data: 04/05/2024 – Sábado

Horário: 13h às 21h30

Ingresso: Gratuito

Classificação livre

________________________
como chegar