Programação da Semana

24/03/2021 - Oficina “O legado dos compositores da Era dos Festivais” com Edu Krieger (pelo Facebook e Youtube)

 



Os maiores sucessos da MPB dos anos 1960 estão presentes num único show. “MPB – a Era dos Festivais” revive as canções da Era de Ouro de nossa Música Popular Brasileira. São os primeiros sucessos de Elis Regina, Beth Carvalho, Roberto Carlos, Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Edu Lobo e vários outros.

Em um formato inédito, o Projeto “MPB ontem e hoje – o legado da Era dos Festivais” visa traz ações inovadoras, com objetivo de perpetuar na memória das novas gerações o acervo inestimável desse patrimônio da cultura brasileira. Isto é: oferecer conteúdos de formação arte-educativa para estudantes, professores e demais interessados; criar conexões afetivas e históricas entre o passado e o presente; enfatizar a importância desse cancioneiro para o desenvolvimento da MPB tal qual a conhecemos atualmente; e despertar na memória do público idoso um repertório delicioso de cantar junto, contribuindo para autoestima e alegria na terceira idade.

PROGRAMAÇÃO:

24/03 – Oficina “O legado dos compositores da Era dos Festivais”, apresentado por Edu Krieger, idealizador, diretor musical e roteirista do espetáculo “MPB – a Era dos Festivais”, pesquisador do tema há vários anos. Desta vez, o foco será na análise das obras dos grandes compositores da MPB, que até hoje são referência na produção de canções, como Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Roberto Carlos, Edu Lobo, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Tom Zé, Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Geraldo Vandré e vários outros. A oficina contempla ainda uma abordagem histórica da MPB, suas motivações econômicas e culturais; os aspectos tecnológicos dos anos 1960, considerando o surgimento da televisão; e as semelhanças e diferenças com a produção artística atual. Dia 24 de março.



-------------------------------------


Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca


Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)



Nenhum comentário