Programação da Semana

22 e 23/03/2021 - Oficina “Artistas negros da MPB com PC Castilho (Pelo Facebook e Youtube)

 





Os maiores sucessos da MPB dos anos 1960 estão presentes num único show. “MPB – a Era dos Festivais” revive as canções da Era de Ouro de nossa Música Popular Brasileira. São os primeiros sucessos de Elis Regina, Beth Carvalho, Roberto Carlos, Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Edu Lobo e vários outros.

Em um formato inédito, o Projeto “MPB ontem e hoje – o legado da Era dos Festivais” visa traz ações inovadoras, com objetivo de perpetuar na memória das novas gerações o acervo inestimável desse patrimônio da cultura brasileira. Isto é: oferecer conteúdos de formação arte-educativa para estudantes, professores e demais interessados; criar conexões afetivas e históricas entre o passado e o presente; enfatizar a importância desse cancioneiro para o desenvolvimento da MPB tal qual a conhecemos atualmente; e despertar na memória do público idoso um repertório delicioso de cantar junto, contribuindo para autoestima e alegria na terceira idade.

PROGRAMAÇÃO:

22 e 23/03 – Oficina “Artistas negros da MPB – dos anos 1960 até os dias de hoje”, apresentado pelo multi-instrumentista, cantor e e pesquisador PC Castilho, professor da Escola Villa-Lobos, e uma das principais referências na composição contemporânea de inspiração afrodescendente. Também inédita, e visando valorizar a importância fundamental e inconteste da cultura e dos ritmos africanos na formação da MPB, esta oficina destaca os principais compositores e cantores negros da Era dos Festivais, Jair Rodrigues, Tony Tornado, Gilberto Gil, Milton Nascimento e outros, abordando os aspectos biográficos e estilísticos e os diálogos com os ritmos tradicionais do choro, samba, repente etc. Dividida em dois módulos, a oficina amplia o foco para artistas negros da MPB dos anos 1970 em diante, como Jorge Ben Jor, Moacir Santos, Luiz Melodia, Elizeth Cardoso, Zezé Motta, Elza Soares e outros.



-------------------------------------


Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca


Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)



Nenhum comentário