24/11/2024 - Quintas Instrumentais apresenta Ju Rodrigues e Xainã Tupinambá em Floresta Ancestral
O projeto musical nasce do encontro entre Ju Rodrigues e Xainã Tupinambá. Ju Rodrigues é cantora, compositora e rezadora carioca que, com mais de 20 anos de experiência como cantora profissional, encontrou através dos caminhos da ayahuasca o ponto de união entre o cantar e a evocação do sagrado.
Através da voz, do violão e do tambor, Juliana saúda os nomes e as forças ancestrais que, embora esquecidas por muitos, estão presentes dentro e fora de cada um. Assim, os que ouvem seu canto são profundamente tocados e conduzidos a uma jornada interior através de seu repertório que inclui cantos indígenas, saudações aos orixás, as entidades da umbanda, à força feminina e aos elementos da natureza. Xainã Tupinambá é instrumentista licenciado na UFAC e realiza atualmente seu mestrado em etnomusicologia pela UFRJ. Seu domínio do violão e contrabaixo é permeado pela musicalidade ameríndia que em outros tempos era manifestada por seus antepassados.
Hoje Xainã resgata, estuda e aplica o conhecimento ancestral combinado com influências contemporâneas que dão origem a uma sonoridade única e atual.
Do encontro entre os dois, nasce uma floresta. Densa, por ser povoada por uma diversidade de seres, folhas, frutos, cheiros e sons que, embora não saibamos nominar ou reconhecer as origens, nos soam familiar aos sentidos porque nos pertencem. Em um repertório que inclui singles de sucesso disponíveis nas plataformas digitais como “Bailado de Jurema”, “Arerê” além da composição inédita “Jangada de Tupinambá”, nessa proposta cultural, Ju Rodrigues e Xainã Tupinambá nos convidam ao passeio na floresta dos ancestrais (referencial artístico do projeto).
Data: 24/10/2024 – Quinta-feira
Horário: 19h
Ingresso: Gratuito
Classificação livre