12/10/2024 - Sarau da AV Rio
Nicolas de Souza Barros, professor titular da UNIRIO e um dos mais conceituados especialistas brasileiros em cordofones dedilhados e compartilha neste recital, pesquisas realizadas em 2024.
A palavra “Bachianas” é o mote que contextualiza a primeira parte do concerto. Começa com os prelúdios arpejados inicialmente usados por alaudistas barrocos no início do século XVII, e vemos como Bach, Garoto e Zé Paulo Becker trabalharam com esta textura tão associada aos cordofones dedilhados. Depois, as “Fantasias Latino-americanas”. A obra prima do compositor-violonista paraguaio Agustin Barrios é “La Catedral”, e teria sido inspirada pela audição dele de obras de Bach para órgão em uma catedral em Montevideo, Uruguai. Para concluir, a “Série Bachianas”, iniciada “Prelúdio das Bachianas Nº. 4”, de Villa-Lobos, seguida pelo lindo “Samba em Prelúdio”; de Baden Powell, que foi inspirada exatamente na obra anterior.
Na parte final, ouviremos a temática “Nordestinas”. Nesta, Nicolas de Souza Barros escolheu obras nordestinas compostas dentro de um prisma modal.
Todas as obras são lindas, e muitas desconhecidas. E serão realizadas em 3 instrumentos: violões de 6, 7 e 12 cordas (este último, com cordas de aço).
Venham compartilhar deste passeio pelo universo dos cordofones dedilhados!
Clique aqui para adquirir seu ingresso
Data: 12/10/2024 – Sábado
Horário: 16h
Ingresso: R$ 20,00 (inteira) R$ 10,00 (meia entrada)
Classificação livre