Programação da Semana

15 e 16/10/2022 - VIII Encontro Internacional de Acordeons do Rio de Janeiro

 



O evento tem a proposta de interação e preservação do acordeon e acordeonista, apresentando vários rítmos conforme á cultura de cada um que se apresenta trazendo a canção do seu país ou estado. O projeto tem como objetivo, oferecer para o músico e público, um intercâmbio cultural com os vários ritmos e contextos musicais, cada um com sua performance específico num congraçamento internacional, com a presença de acordeonistas de vários países capitaneado por Moraes do Acordeon.


O evento tem a proposta de interação e preservação do acordeon e acordeonista, apresentando vários rítmos conforme á cultura de cada um que se apresenta trazendo a canção do seu país ou estado.

O Encontro Internacional de Acordeons do Rio de Janeiro 2022, acontecerá em sua 8ª Edição. O Centro da Música Carioca, que já abrigou o evento por 6 edições, será o palco, mais uma vez, deste evento de congraçamento internacional, com a presença de acordeonistas de vários países capitaneado por Moraes do Acordeon que além de criador e produtor do evento é também será o Mestre de Cerimônia das apresentações. O encontro será realizado nos dias 15 e 16 de novembro, organizado pela produtora VIDA FELIZ em parceria com o CMC e receberá remotamente e ao vivo artistas de países como República Tcheca, Argentina, Uruguai, Chile, Brasil, Equador, Suíça e Itália. O evento será realizado em duas sessões no sábado dia 15, sendo a primeira às 17 horas e a segunda às 19:30 horas e uma no domingo dia 16 às 11 horas.

O projeto tem como objetivo, oferecer para o músico e público, um intercâmbio cultural com os vários ritmos e contextos musicais, cada um com sua performance específica.

O acordeon no Brasil foi muito difundido, na década de 1950 era comum encontrar até 2 acordeons na mesma casa. Esse instrumento com várias configurações se adaptou com a cultura de todos os povos, quer seja em sua música popular folclórica ou erudita. Nos anos 60 com o advento do rock o acordeom perdeu muito de sua força.

Hoje o instrumento está difundido e apreciado em todas classes sociais sendo apreciado em festas populares e em teatros com orquestras, executando belíssimas peças de concerto por exímios acordeonistas amadores e profissionais. Assim sendo se quer com esse evento a preservação cultural do acordeon.

Produtor e Diretor: Morais do Acordeon;

Direção Musical: Cris Morais;

Coordenação Geral: Ieda Thomé;

Realização: VIDA FELIZ





Data: 15.10 – Sábado

Horário: 17h e 20h


Data: 16.10 – Domingo

Horário: 11h


Ingresso: R$ 50,00 (inteira) R$ 25,00 (meia entrada)

Classificação Livre



________________________
como chegar