Programação da Semana

09/07/2022 - Centenário de Casquinha da Portela com as Herdeiras do Samba - Participação - Tia Surica e Marquinhos de Oswaldo Cruz



As Herdeiras Do Samba, coletivo cultural feminino carioca formado por Mônica Trepte, Eliane Duarte e Andrea Moreira, com direção artística de Geisa Ketti - respectivamente filhas dos grande baluartes do carnaval brasileiro: Casquinha, Mauro Duarte, Wilson Moreira e Zé Ketti. O show conta com as participações especiais de Tia Surica da Velha Guarda e Presidente de Honra da Portela, que tira do baú, "Celeiro de Heróis", "Falsas Juras", e os clássicos "Corri pra Ver" - um dos hinos da Portela, parceria com Mestre Monarco e Chico Santana - e "Recado", parceria com Paulinho da Viola. O Cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, idealizador da Feira das Yabás, apresenta o samba "Meu Bairro", gravado por ele, o "Ideal é Competir", "Preta Aloirada", e "Dendeca de Briga".

O show/homenagem, que promete alegrar e emocionar o público, proporcionará, ainda, o Momento Família Trepte com as herdeirinhas, as netas: Rhebecca e Julyanna, irão cantar o "Sol" e "Amor Interesseiro" e a bisneta Manuela, "Indecisão", acompanhadas pelo violonista Maestro Affonso Mendes, primo de Casquinha. Monica receberá o marido, Wando Magacho, que compôs com ela "Semente da Águia", e encerra o momento cantando "Herança de Sambista", música de seu pai. As Herdeiras do Samba são acompanhadas por uma banda com a seguinte formação: Zelão do Cavaco, Cavaquinho, Marcio Vinhas, Violão, Haroldo Samba, Percussão, Gilson Saramandaia, Percussão Geral. Otto Enrique Trepte, Mestre Casquinha, nasceu em 1º de dezembro de 1922 em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte. Mudou-se ainda criança, após a morte do pai, para Oswaldo Cruz. Ganhou o apelido inusitado na escola depois de ter comido um pedaço de carne que caíra do prato de um colega - tirou uma casquinha. Exerceu várias profissões como pintor de paredes e contínuo do Banco Mercantil, além de meio-campo (center half, como gostava de dizer) talentoso, disputou por diversas vezes a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Em 1959, em parceria com Candeia, Waldir 59, Altair Prego e Bubu, escreveu o samba-enredo "Brasil, Pantheon de Glórias", com o qual a Portela foi campeã. Na década de 1960, fez parte do grupo Mensageiros do Samba. Em 1964, Casquinha tornou-se o primeiro parceiro de Paulinho da Viola na Portela, no samba "Recado", que virou um clássico da MPB, tendo sido gravado por Elza Soares, Nara Leão, MPB-4, Jair Rodrigues e outras estrelas da MPB. Integrante e Baluarte da Velha Guarda da Portela desde o lançamento do primeiro disco do grupo, em 1970. Fora da Velha Guarda, gravou um disco em 2001, "Casquinha da Portela", seu único solo, pela Lua Discos, produzido por Moacir Luz, Em 2014, teve sua obra eternizada no DVD "Casquinha da Portela - O Samba Não Tem Cor", Produzido por Mauro Diniz. Desfilou em sua Escola do coração pela última vez em 2017, sendo campeão.






Data: 09.07 – Sábado

Horário: 17h

Ingresso: Gratuito

Classificação Livre


(bilheteria funciona de quinta a domingo das 14h as 17h no local)


________________________
como chegar


 

Nenhum comentário