Programação da Semana

14/08/2021 - Sarau da AV-Rio convida Roger Burmester (online pelo Facebook e Youtube)

 



A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Aberto ao público, que também poderá tocar, o Sarau terá convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz.

O convidado desta edição será Roger Burmester, natural de Curitiba-PR, é Bacharel em prática instrumental (violão) pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1996), Mestre em Música pela Universidade Federal do Paraná (2010) e Doutor em Performance Musical (Cordas dedilhadas antigas) pela Universidade de Montréal (2015).

Nesse concerto serão apresentadas composições escritas originalmente para o alaúde renascentista e para a guitarra barroca.

O repertorio escolhido cobre linguagens distintas que poderiam ser exploradas no alaúde. De um lado composições fortemente influenciadas por modelos vocais, como no caso das peças escolhidas de Francesco Canova da Milano (1497-1593); por outro lado, o Ricercar do Vincezo Capirola (1474-c.1548) apresenta uma linguagem mais instrumental e improvisatória, bem à frente de seu tempo. Já no repertório escolhido de fontes escocesas para alaúde, danças de forte caráter nacional serão apresentadas juntamente com composições de influencia da Europa continental.

Na segunda parte, serão apresentadas obras para Guitarra Barroca, oriundas de fontes hispano-americanas, como as composições de Santiago de Murcia (1673- 1739) constantes no Codice Saldivar n.4 e o ainda pouco explorado Manuscrito de Coimbra. Esse grupo de composições escolhidas traça um panorama do repertório típico do instrumentista ibérico do século XVIII: variações sobre ostinatos, composições de caráter livre e composições de origem afro-americana.


Dia 14/08

Sábado – 16h

Online pelo facebook e youtube "centrodamusicacarioca"



Nenhum comentário