Programação da Semana

17/03/2021 - Mostra "Tem Sanfona no Choro" Homenagem a Luiz Gonzaga | Bebê Kramer e Marcelo Caldi - Part. especial Lulu Antunes (Pelo Facebook e Youtube)

 



Bebê Kramer e Marcelo Caldi se reúnem para celebrar

o repertório dos grandes mestres chorões da sanfona


Mostra “Tem sanfona no choro” homenageia, em shows e oficinas, o legado

dos sanfoneiros Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho


A mostra inédita de música instrumental “Tem sanfona no choro” realça a influência da tradição nordestina e seu principal instrumento, a sanfona, no desenvolvimento de um gênero tipicamente carioca: o choro. O encontro do choro com a sanfona vem trazer luz ao diálogo intercultural entre o Nordeste e o Sudeste, iniciado há quase cem anos.

O encontro faz uma homenagem especial aos maiores sanfoneiros do Brasil, todos de linhagem nordestina, que trouxeram, cada um ao seu modo, contribuições fundamentais para a história do choro no século XX: Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho.

Será comandada por dois dos maiores acordeonistas da atual geração brasileira, de reconhecimento internacional, Bebê Kramer e Marcelo Caldi. E reúne ainda as novas revelações da sanfona carioca, Lulu Antunes, Lúcia Barrenechea, Roberto Kauffmann e Rodrigo Ferrero.

“Tem sanfona no choro” ocorre entre os dias 17 a 20 de março, às 17h e às 19h, nos canais do YouTube de Marcelo Caldi e do Centro da Música Carioca. São oficinas e shows. Confira a programação:


Dia 17/03 – quarta-feira

Homenagem a Luiz Gonzaga

Choros de Luiz Gonzaga – pouca gente sabe, mas a carreira do rei do baião se iniciou dentro de um típico regional, e, conforme atesta Marcelo Caldi, o sanfoneiro pernambucano compôs choros para a sanfona com a mesma genialidade que Jacob do Bandolim compôs choros para o bandolim. São peças que fizeram sucesso entre os anos 1940 a 1950, sendo destaque na Rádio Nacional, onde Gonzaga atuava profissionalmente.

17h – oficina

19h – show, com participação especial de Lulu Antunes



-------------------------------------


Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca


Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)



Nenhum comentário