20/05/2023 - V ENCONTRO DE VIOLEIROS DO RIO DE JANEIRO
Ingresso: gratuito
Classificação livre
O repertório será basicamente de musicas autorais inspirado no universo caipira, cantadas e instrumentais. Fará parte do repertório músicos que influenciam o grupo, como Renato Teixeira, Rolando Boldrin, Gedeão da viola e Almir Sater.
Um som contagiante, Caipira e moderno!
-----------------------------------------------------
Ingresso: gratuito
Classificação livre
O show Ara Pô surge da pesquisa de mesmo nome de Thiago Pires realizada entre os anos de 2017 e 2022. Esse trabalho culminou em uma dissertação de mestrado pela Escola de Comunicação e Artes da USP (Universidade de São Paulo) com orientação do pesquisador e violeiro Ivan Vilela.
Nessa pesquisa o violeiro Tião Carreiro tem sua discografia analisada com o objetivo de destacar músicas que fazem menção às religiosidades de Terreiro no Brasil, também conhecidas a partir das religiões de matriz afro-brasileira.
No show o pesquisador e músico Thiago Pires apresenta parte do repertório levantado na pesquisa como resultado artístico do trabalho. Uma das conclusões da pesquisa é que a música caipira, a partir das letras de suas canções, se configura um “espaço” de expressão desse tipo de religiosidade junto do Catolicismo Popular.
Para além do show, a temática fomenta reflexões e debates importantes sobre as representações e imaginários construídos sobre os tipos caipiras. É assim que o artista pode dividir esse conteúdo em dois momentos, sendo um momento uma palestra e outro o show.
-------------------------------
Classificação livre
Traz a junção das três mais fortes vertentes da Viola Caipira: o tradicional e o contemporâneo e o "modão"
Executado pelas mãos de três Violeiras: Vitória da Viola, Mel Moraes e Carol Viola.
------------------------------
- Massapê Samba de Roda
Ingresso: gratuito
Encontro de viola machete, canto, dança, violão e percussão para reverenciar a cultura do samba de roda do Recôncavo Baiano e celebrar o legado de mestras e mestres como Dona Dalva Damiana, João do Boi, Zé de Lelinha, Dona Nicinha, Zeca Afonso e Aurino de Maracangalha. A apresentação visita ainda o repertório de artistas que inspiram-se nessa rica manifestação da cultura popular, a exemplo de Caetano Veloso, Roberto Mendes, Maria Bethânia, Roque Ferreira, Mariene de Castro, Raimundo Sodré e Jorge Portugal.
“Vamos cantar na palma da mão e sambar miudinho as chulas” (denominação presente principalmente em Santo Amaro da Purificação e São Francisco do Conde), o barravento (como é conhecido na região de Cachoeira e São Félix) e também o samba corrido, espalhado por várias cidades da Bahia.
-----------------------------------
- Roberto Corrêa
Ingresso: gratuito
O violeiro Roberto Corrêa realiza apresentação artística com a viola caipira e a viola de cocho. Os instrumentos, característicos da região interiorana brasileira, ganham uma abordagem moderna e sofisticada, sem perder suas referências tradicionais. O repertório, composto por músicas instrumentais e cantadas, contempla composições próprias de Corrêa e arranjos de clássicos para temas da cidade e do sertão.
Com requinte técnico, o show une memórias sonoras, atavismos e referencias regionais, enaltecendo a cultura interiorana. Ao longo da apresentação Roberto contextualiza os instrumentos e aspectos de suas tradições.