Programação da Semana

13/05/2023 - Sarau da AV-RIO convida Contrapunctus Duo (Otavio Grangeiro - Violão /  Rigoberto Moraes - Cello)

 



Com uma trajetória que já dura três anos, Otavio Grangeiro e Rigoberto Moraes, ambos regentes e arranjadores, vêm desenvolvendo um projeto que propõe uma união de muita química: “cello & violão”.

O trabalho do duo aborda uma gama variada de estilos, tanto no universo clássico desde o Barroco até os dias atuais, quanto no popular tocando composições de nomes como Ernesto Nazaré, Pixinguinha, Tom Jobim, Milton Nascimento, Astor Piazzolla, entre outros.


Durante este tempo foram criados e aperfeiçoados os arranjos que compõe o repertório. Nesse período, em algumas apresentações foram acrescidos a essa formação percussão e baixo acústico, instrumento que pelas diferentes maneiras de ser tocado nas músicas popular e erudita, faz uma ponte entre cordas percutidas e friccionadas, o violão e o cello. Destaca-se no repertório a Sonata para Violão & Cello de Radamés Gnatalli, obra feita originalmente para essa formação, e que é referência na elaboração dos arranjos do Contrapunctus Duo.


Repertório para a presente apresentação:

1. Antonio Vivaldi - Sonata V para Cello e Contínuo: 2-Allegro *

2. Camile Saint-Seans - O Cisne *

3. Caude Debussy - Reverie *

4. Radamés Gnatalli - Sonata para Violão & Cello

5. Milton Nascimento / Fernando Brant - Travessia *

6. Tom Jobim / Vinícius de Moraes - Garota de Ipanema *


Rigoberto Moraes

Maestro formado pela EM-UFRJ, bacharel e mestre em práticas interpretativas-regência da classe do Maestro André Cardoso. Estudou violoncelo por curto tempo com alguns professores, mas na maior parte do tempo foi autodidata, sendo o cello uma ferramenta complementar para o estudo e exercício da regência. Em 2015, como fundador e diretor artístico do Vox in Via - Coro e Orquestra Oficina, passa a estudar sistematicamente o instrumento sob orientação de Marcelo Salles. Ao cello, Moraes foi camerístico, tocou como músico convidado na OSN-UFF, OSTM, GNU-UNIRIO, foi arregimentador e violoncelista por 6 anos da orquestra de concertos da SCM, fez musicais e outros trabalhos.


Otavio Grangeiro

Licenciado em Música pela UNIRIO. Iniciou sua formação profissional no violão com Francisco Frias em meados dos anos 80, no projeto de extensão “Grupo de violões da UFF” coordenado pelo mesmo. Neste projeto participa como violonista e arranjador. Paralelamente passa a dedicar-se ao ensino de música o que o leva ao curso de licenciatura em música. Na universidade estuda regência coral com Julio Moretzsohn. Como violonista acompanhou vários cantores de música popular, como regente coral trabalhou como maestro de corais corporativos, além da atuação no ensino de música.





Data: 13/04 – Sábado
Horário: 16h

Ingresso: R$ 1,00
Classificação livre


________________________
como chegar