Programação da Semana

08/10/2022 - Sarau da AV Rio convida Alexandre Simon (violão)

 


A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Aberto ao público, que também poderá tocar, o Sarau terá convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz. Para esta edição o convidado é Alexandre Simon.

Alexandre Simon é Doutorando em Música pela Universidade de Aveiro (Portugal), Mestre em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Bacharel em Violão pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).


Natural da cidade de Santa Maria/RS, iniciou seus estudos de violão com o professor Adelir Paulus e em sua graduação estudou com os professores Fernando Silveira Filho, Ivanov Basso, Thiago Colombo. Posteriormente, frequentou a Cátedra Especializada em Música Latino-americana para Guitarra na Argentina, sob orientação dos célebres violonistas Ricardo Gonzáles Longo e Eduardo Isaac. No mestrado estudou com o prof. Clayton Vetromilla e atualmente é orientando do prof. Paulo Vaz de Carvalho. Possui dois álbuns ravados com os grupos Cuarteto de Guitarras del Mercosur e Latino-América Duo, cujo álbum de estreia recebeu indicação ao Prêmio Açorianos de Música em 2018 na categoria Melhor Intérprete de Música Instrumental. Foi diretor artístico do I Festival Internacional de Violão do Mercosul em 2013 e, em 2014 participou do

projeto “Concertos Didáticos” promovido pela Funarte. Como educador musical, atuou no Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Porto Alegre e, como concertista, já excursionou em países como: Brasil, Argentina, Uruguai, Canadá, Portugal, Espanha e Alemanha.

Programa de Concerto

Por Alexandre Simon

1- Saudades de Casa (Alexandre Simon)

2- Milonga da Espera (Maurício Marques)

3- Vals op.8, n. 4 (Agustín Barrios)

4- El Abrazo (Quique Sinesi)

5- Balada para Martín Fierro - Aire Sureño (Ariel Ramirez)

6- Fantasía N. 2 (Gentil Montaña)

7- Vals Peruano (Jorge Cardoso)

8- Bate Coxa (Marco Pereira)

9- Milonga de Don Taco (Cacho Tirao)

10- Baiao (Carlos Aguirre)






Data: 08.10 – Sábado

Horário: 16h

Ingresso: R$ 1,00

Classificação Livre


________________________
como chegar