Programação da Semana

28/11/2021 - Clássicos Domingos apresenta XI RIOWINDSFESTIVAL 2021 - MÚSICA NO MUSEU com Camerata Oboé Rio de Janeiro

 



A Música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré-história. E, desde os primórdios, a Música faz parte do dia-a-dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.

Na verdade, é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir, cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos outros lugares, com os mais diversos fins.  Assim, é patente em todas as esferas de nossa sociedade que a Música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais, vínculos afetivos e encontros. Além disso, a Música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de idéias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado e conhecimento.

Sabendo que em nossa cidade a Música, em suas diferentes formas de expressão, faz parte do cotidiano, nos últimos anos, com as mudanças no mercado musical, é notável o esfacelamento dos conjuntos, orquestras e grupos musicais não populares.  A presente proposta se espelha em alguns bons exemplos que tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente mas tendo o diferencial de um projeto inovador quanto aos gêneros e arranjos musicais aqui propostos. O objetivo dessa Camerata é canalizar a música de alto nível com linguagem de fácil entendimento e compreensão,  oferecendo apresentações, arranjos próprios, diferenciados e de   gêneros variados, obtendo assim a divulgação da música em geral e de novos talentos elevando o nível da música em muitos aspectos não só no Rio de Janeiro, mas sim, visando o Brasil como um todo.

A Camerata Oboe Rio de Janeiro” surgiu  de uma transição da Camerata Assis Brasil, dando continuidade ao trabalho que vínhamos realizando desde 2010 quando eu, Diogo Perdigão, fundei com o nosso grande amigo João Carlos Assis Brasil a Camerata em suas mais diversas formações. Fizemos ao longo de 11 anos de existência mais de 200 apresentações, documentários e trabalhos sociais. Hoje infelizmente, sem a presença do nosso patrono e amigo João Carlos Assis Brasil, daremos continuidade da Camerata Assis Brasil em transição para Camerata Oboe Rio de Janeiro que tem, como objetivo oferecer ao público uma atividade que vá além do cotidiano, além do convencional que já é apresentado por inúmeras orquestras e grupos, pois é certo que a Música, a Dança e as demais artes fazem parte do dia-a-dia , independente de sua classe sócio-econômica.

Nas apresentações que realizamos  fazemos uma viagem musical por gêneros e estilos musicais dos mais variados, desde o choro, popular, tangos, filmes, regionais, jazz, blues e etc. A Camerata com esta nova formação resgata músicos que em algum momento dentro destes 11 anos, fizeram parte de uma das formações da Camerata Assis Brasil, sendo, duos, trios, quartetos e formação completa. Com isso não se pode pensar na música, no conhecimento com a simples visão reducionista de comércio e tão somente com o vislumbre da “idolatria comercial”. 

Seguindo a nossa filosofia de trabalho implantada por mim e pelo João Carlos Assis Brasil sabemos que é de amplo conhecimento que a vivência musical dentro do ser humano possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da vivência Musical há a possibilidade de se proporcionar ao público a experiência com outros contextos sócio-culturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com a apresentação de músicas em outras línguas, épocas e gêneros, além do resgate da música popular Brasileira,  recriada com arranjos originais, proporcionando assim, maior conhecimento da nossa cultura musical.

 

Assim, estamos certos que a presente continuidade deste trabalho servirá para não somente homenagear, mas, também desenvolver a cultura e dando oportunidades do público em geral do conhecimento mais amplo de qualidade que envolve a música em si. Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados que realizamos e  sabe-se que a prática da Música torna a vida do ser humanos melhor.

 




Dia 28/11

Domingo (Clássicos Domingos)  -  11h  no teatro

Ingresso: R$ 1,00




- não temos venda online e antecipado -

________________________
como chegar


Nenhum comentário