Programação da Semana

23/10/2021 - Música no Museu apresenta Sons do Brasil – O Chorinho Brasileiro com Trio Marco de Pinna, Kevin Shortall e Diogo Trindade | Participação especial: Harold Emert

 








Sons do Brasil um panorama da música das diversas regiões do país, isto é, a nossa diversidade musical. Foi por meio da música que a natureza ganhou voz ressaltando o farfalhar das folhas, o trinado de pássaros, as batidas de sapopembas e outros ruídos da mata, que compõem o estilo da música desenvolvida na região norte e que integram nas várias outras regiões do Brasil.




Isto faz parte da evolução da história brasileira, desde os rituais trazidos da Africa pelos escravos, mesmo proscritos que vão, gradualmente se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos inicialmente cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, dentro dos teatros e das casas dos brancos, já sob a forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado. Abordando, também, os autos de coroação dos reis do Congo, que darão origem ao maracatu pernambucano e ao afoxé baiana, e os cantos de trabalho dos escravos no campo e nas cidades. Os sons dos negros no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria ¨música popular brasileira¨.

O programa deste show apresenta o choro, popularmente chamado de chorinho, um gênero de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro em meados do século XIX como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular nacional, reconhecido em excelência e requinte. Tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus.

O choro é visto como o recurso do qual se utilizou o músico popular para executar, ao seu estilo, a música importada e consumida nos salões e bailes da alta sociedade do Império a partir da metade do século XIX. Sob o impulso criador e improvisado dos chorões, logo a música resultante perdeu as características dos seus países originários e adquiriu feições genuinamente brasileiras.

Músicos:

Trio Marco de Pinna, Kevin Shortall e Diogo Trindade, percussão. Participação especial, Harold Emert, oboé.- o chorinho brasileiro.




Dia 23/10

Sábado – 17h

 No Jardim (com limite de publico) - Não vendemos ingresso antecipado


Ingresso: R$ 1,00


 




Nenhum comentário