Programação da Semana

20/03/2021 - Mostra "Tem Sanfona no Choro" Homenagem a Oswaldinho | Bebê Kramer e Marcelo Caldi - Part. especial Barrenechea (Pelo Facebook e Youtube)

 



Bebê Kramer e Marcelo Caldi se reúnem para celebrar

o repertório dos grandes mestres chorões da sanfona


Mostra “Tem sanfona no choro” homenageia, em shows e oficinas, o legado

dos sanfoneiros Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho


A mostra inédita de música instrumental “Tem sanfona no choro” realça a influência da tradição nordestina e seu principal instrumento, a sanfona, no desenvolvimento de um gênero tipicamente carioca: o choro. O encontro do choro com a sanfona vem trazer luz ao diálogo intercultural entre o Nordeste e o Sudeste, iniciado há quase cem anos.

O encontro faz uma homenagem especial aos maiores sanfoneiros do Brasil, todos de linhagem nordestina, que trouxeram, cada um ao seu modo, contribuições fundamentais para a história do choro no século XX: Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho.

Será comandada por dois dos maiores acordeonistas da atual geração brasileira, de reconhecimento internacional, Bebê Kramer e Marcelo Caldi. E reúne ainda as novas revelações da sanfona carioca, Lulu Antunes, Lúcia Barrenechea, Roberto Kauffmann e Rodrigo Ferrero.

“Tem sanfona no choro” ocorre entre os dias 17 a 20 de março, às 17h e às 19h, nos canais do YouTube de Marcelo Caldi e do Centro da Música Carioca. São oficinas e shows. Confira a programação:


 Dia 20/03 – sábado

Homenagem a Oswaldinho

Choros de Oswaldinho – filho de nordestinos, Oswaldinho é o único dos sanfoneiros celebrados que é nascido no Estado do Rio de Janeiro, em Duque de Caxias, e permanece na ativa, aos 66 anos, em shows pelo Brasil, tendo sido homenageado recentemente no grande Festival Chorando sem Parar, em São Carlos (SP, 2019). Sua obra vai do rock n’ roll ao clássico, radicalizando a fusão iniciada por Gonzagão e Sivuca, unindo Beethoven a ritmos nordestinos, e executando com primazia sucessos de Astor Piazzolla, John Lennon, Bach e vários outros.

17h – oficina

19h – show, com participação especial de Barrenechea



-------------------------------------


Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca


Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)


Nenhum comentário