Programação da Semana

18/03/2021 - Mostra "Tem Sanfona no Choro" Homenagem a Sivuca | Bebê Kramer e Marcelo Caldi - Part. especial Roberto Kauffmann (Pelo Facebook e Youtube)

 



Bebê Kramer e Marcelo Caldi se reúnem para celebrar

o repertório dos grandes mestres chorões da sanfona


Mostra “Tem sanfona no choro” homenageia, em shows e oficinas, o legado

dos sanfoneiros Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho


A mostra inédita de música instrumental “Tem sanfona no choro” realça a influência da tradição nordestina e seu principal instrumento, a sanfona, no desenvolvimento de um gênero tipicamente carioca: o choro. O encontro do choro com a sanfona vem trazer luz ao diálogo intercultural entre o Nordeste e o Sudeste, iniciado há quase cem anos.

O encontro faz uma homenagem especial aos maiores sanfoneiros do Brasil, todos de linhagem nordestina, que trouxeram, cada um ao seu modo, contribuições fundamentais para a história do choro no século XX: Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho.

Será comandada por dois dos maiores acordeonistas da atual geração brasileira, de reconhecimento internacional, Bebê Kramer e Marcelo Caldi. E reúne ainda as novas revelações da sanfona carioca, Lulu Antunes, Lúcia Barrenechea, Roberto Kauffmann e Rodrigo Ferrero.

“Tem sanfona no choro” ocorre entre os dias 17 a 20 de março, às 17h e às 19h, nos canais do YouTube de Marcelo Caldi e do Centro da Música Carioca. São oficinas e shows. Confira a programação:


 Dia 18/03 – quinta-feira

Homenagem a Sivuca

Choros de Sivuca – o sanfoneiro paraibano é considerado um dos maiores artistas do século XX, devido à amplitude de sua obra, tocando nas maiores salas de concerto dos Estados Unidos e da Europa, e inserindo a sanfona dentro da música erudita, com peças sinfônicas emblemáticas sob temas gonzagueanos. “Todo músico que se preste deve tocar bem um choro de Pixinguinha” era uma das máximas de Sivuca, que encontrou no choro uma fórmula de expressar seu impressionante virtuosismo, dentro de uma linguagem nordestina e ao mesmo tempo carioca.

17h – oficina

19h – show, com participação especial de Roberto Kauffmann



-------------------------------------


Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca


Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)



Nenhum comentário