Programação da Semana

Programação Março

 



apresenta

                               MÊS DA MULHER                      



Moça do Cabelo de Flores - “Subir no palco da vida, fazer o seu espetáculo e sair de cena rico, de tanto se conhecer”. Um show dedicado as mulheres. O Show traz canções autorais inéditas e de compositores da nossa MPB, buscando sempre a beleza das melodias e das letras tal a beleza das mulheres.

Ficha Técnica:

Jô Carvalho – Voz e Compositora
Carlos Felipe Poli – Violão e Produção Musical
José Maria – Flauta e Sax



  


MULHERES QUE TECEM é um espetáculo que se apresenta num formato de TEATRO MUSICAL - CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, entremeado com poemas e músicas conhecidas onde a atriz- cantora ELVIRA HELENA interpreta o belo roteiro compartilhando profundamente e ludicamente com o público, valores existenciais. São contos garimpados cujo conteúdo simbólico é o de como tecemos as nossas vidas. O primeiro conto é livremente inspirado na MOÇA TECELÃ de MARINA COLASANTI.
O segundo é uma história-poema da MULHER E OS PÁSSAROS de ELVIRA HELENA. O terceiro é de GLÓRIA HORTA, PELOS PUBIANOS AZUIS, que fecha o espetáculo de forma bem humoradíssima. Entremeando esses contos clássicos, temos uma breve citação de um artigo belíssimo da atriz LUANA XAVIER.

São histórias tecidas junto as canções brasileiras de autores consagrados: CHICO BUARQUE, CAETANO VELOSO, ZÉ RODRIX e TAVITO, RITA LEE, MILTON NASCIMENTO, SEU JORGE, MARCELO YUCA e CAPELLETTE, FÁTIMA GUEDES, SERGIO PERERÊ (Tambolelê), ELVIRA HELENA e ALEXANDRE GUICHARD, executadas de forma precisa e bela pelos músicos ALEX BURGOS também no vocal e ALEXANDRE GUICHARD que assina direção musical. Os poemas selecionados que dizem respeito a esse universo tem autoria de: CAROLINA MARIA DE JESUS, CORA CORALINA, ELVIRA HELENA e ELISA LUCINDA - essa última citada fez um belíssimo poema especialmente para esse espetáculo. Um delicado trabalho musical-poético-teatral costurado com todo carinho e cuidado de características muito próprias dentro do teatro carioca atual.


Ficha Técnica:
Elvira Helena - interpretação e voz
Alexandre Gruichard - violão, viola caipira, viola 12 cordas e cavaquinho
Alex Burgos - violão e vocal
Jovi Joviniano - percussão
Cynthia Takamoto – Produção
Carmo Pandolfo - Assistente Produção
Ruben Jacob – fotógrafo
integrantes ARTISTAS




O show terá 90 minutos, onde Ceiça Moreno acompanhada de um trio, fará um passeio pela o Nordeste e chegando até o sul do brasil através de canções de grandes compositores e também autorais. No repertório, Ceiça canta desde Luiz Gonzaga, Marinês, Dominguinhos, Caetano veloso, Chico Cesar e também canções de sua autoria, como Tempo de Mulher, Lenha Verde, Meu Luar, Lavadeira e tantas outras.

Nesse show Ceiça vai do forró, passando pelo xote, baião, ciranda, coco de roda, samba, canções brasileiras e acaba em maracatu. O show meu Luar, com Ceiça Moreno, é uma festa Brasileira, onde a alegria e a raiz da nossa música está presente o tempo inteiro. Músicos.

Ficha Técnica:
Ceiça Moreno – Sanfona e Voz
André Bitto - Sanfona
Igor Conde - Percussão
Raimundo Luiz – Baixo e Violão
Hildo Assis - Direção
Ceiça Moreno e Hildo Assis - Repertório
Salão Azul - Cabelo
Hildo Assis - Produção
Hassis Produções - Realização
Elquires Souza – Ass. De Produção


   


O Duo Sabiá apresenta o recital As Duas Flores, título da poesia de Castro Alves que inspirou duas das canções presentes no programa do recital, a primeira composta por Zélia Villas-Boas no século XX e a segunda composta, em 2021, por Lenine Santos com arranjo de Achille Picchi.

As duas canções representam a essência do recital e do Duo: canções brasileiras unindo legado e atualidade, com especial ênfase na presença feminina na composição musical. O recital será composto por obras de compositoras e compositores dos séculos XX e XXI, do modernismo à contemporaneidade.


Ficha Técnica:
Kássia Lima – Mezzo-soprano
Juliana Coelho - piano




Infantil será confirmado em breve!


Entoando cantos, acendemos a chama do encontro através de músicas autorais e já consagradas. Firmamos ponto para celebrar, MULHER!
Dani Câmara - Cantora, compositora, atriz, diretora e gestora cultural. Cria de Angra dos Reis/ RJ, canta e compõe no universo da música afro-brasileira, da mpb, do pop e do jazz. Suas letras e melodias falam sobre afeto, ancestralidade e empoderamento. Está há 10 anos no campo das multilinguagens criando sobre a premência de ecoar voz e dar vazão a diálogos que atravessam sua corpa preta no mundo.
Sara Hana - é uma artista em expansão; com origem na zona norte do Rio de Janeiro. Sua expressão artística inclui múltiplas linguagens, atuando como intérprete-criadora em diversos projetos de música, dança, teatro, circo e cinema. Recentemente recebeu a indicação de melhor atriz em papel protagonista em “A Menina com um Buraco na Mão” pelo prêmio CBTIJ de Teatro para crianças. Atualmente trabalha no desenvolvimento do seu projeto de música autoral.

Ficha Técnica:

Dani Câmara - Voz
Sarah Hana - Voz
Jander Magalhães – Percussão

Zé Duarte - Violão
Eloá Souto – Produtora
Luciana Gomes - Assistente de Produção 


  






Maria do Ceu, carioca, Bacharel em violão na UNIRIO. Participou da Orquestra de Violões do RJ, do Quinteto Clássico, com direção de Turíbio Santos. Em 1986 fundou o grupo feminino de Choro “Água do Vintém” que atuou até 1992; o Caboré Trio: violão, baixo elétrico (Rodrigo Sebastian) e percussão (Di Lutgardes); o Samburá Trio: violão, fagote (Juliano Barbosa) e percussão (Di Lutgardes), entre outros.


Pesquisou a obra do violonista/compositor cearense Francisco Soares de Souza por meio das Bolsas Virtuose (MINC) e de Artes (RIOARTE) entre 2002 e 2003 na UNIFOR, sob orientação do Prof. Carlos Velázquez Rueda. Essa pesquisa resultou na gravação de 2 CD’s com 27 das composições escritas para violão: Choros do Ceará, e Ceará de Choro e Valsa; na edição de toda sua obra (48 para violão solo e 8 para piano e canto), e uma pequena biografia.



Programa:

Maria do Ceu
Prisma
Ousada Chiquinha

Garoto
Gente humilde
Lamentos do morro

Chico Buarque/Vinicius de Moraes
Valsinha


Tom Jobim/Vinicius de Moraes
Insensatez

Francisco Soares de Souza
Caboré 2

H. Villa-Lobos
Choros n.1

Baden Powell / Vinicius de Moraes
Afrosambas:
Berimbau
Consolação
Canto de Ossanha



Escolhi A voz que canta em mim" pela necessidade de pontuar a voz como o principal elemento para conduzir as canções. É como se ela não fosse minha! somente passasse por mim como um sopro e chegasse até as pessoas. Ela é a voz da minha ancestralidade, a mesma voz que minha avó cantava para minha mãe, e minha mãe cantava para eu dormir, e é a voz que cantei e canto para minha filha e canto hoje na esperança de que a força transformadora da música chegue aos corações de todas e todos. Vamos cantar juntos sim! Vamos fazer companhia uns aos outros sim! Neste show reafirmaremos os laços de amizade e afeto com o público em um show movido pela emoção e pela alegria de viver, a música será só mais um motivo para nos reencontrarmos e seguirmos acreditando em um amanhã melhor e na força das boas ações.” No roteiro: As canções que se destacaram nas plataformas digitais e pontuam como as mais tocadas da minha discografia. Para esta apresentação para homenagear as mulheres preparei um repertorio especial com sucessos e clássicos da musica popular brasileira. No palco comigo o músico Adonay Pereira ao violão e na direção musical. Esta será uma apresentação minimalista somente com voz e violão, formato que nos deixa mais perto do público e assim ouvi-los também cantando comigo.

Ficha técnica:


Eliana Printes – voz, concepção e roteiro

Adonay Pereira – direção musical e violão
Anderson Scoth
– apoio
Flavio Mothé – figurino
Juju – cabelo e maquiagem


   


Recital parte da turnê de lançamento presencial do disco Expressivas - Mulheres Compositoras para Violão, lançado digitalmente no ano de 2021. No programa, Thaís Nascimento apresenta ao violão solo obras de mulheres compositoras do séc. XIX à atualidade, de norte a sul do continente americano, como Barbara Kolb, Elodie Bouny, a carioca Chiquinha Gonzaga, as gaúchas Lúcia Teixeira e Andrea Perrone e as paulistas Lina Pires de Campos e Cintia Ferrero gravadas no disco, além de obras do séc. XVII ao XIX de Mlle Bocquet e Catharina Pratten.
Dentre demais características desse repertório, destaca-se a diversidade histórico-estilística e narrativas de trajetórias das infinitas compositoras com obras inéditas ou ainda pouco conhecidas que apresentam impactos significativos na construção da história da música. Com participação especial da violonista Maria Haro, apresenta-se obras de mais duas importantes compositoras atuantes, Vera de Andrade e Laura Campanér. 

Ficha Técnica:
Thaís Nascimento - violão
Maria Haro - violão

Larissa Mattos (fotos e vídeos)


  






O Coletivo Carimbaby desenvolve atividades de pesquisas da Cultura Popular, com ênfase especial às manifestações populares com raízes no Carimbó, patrimônio cultural imaterial, e o movimento carnavalesco carioca, em Santa Teresa, onde ambos enquanto manifestações populares se encontram, se integram e se transformam ao longo do tempo. O grupo desenvolve há mais de 06 anos no Rio de Janeiro, suas atividades artísticas com oficinas, shows musicais, montagens de peças teatrais, bailes, cordões juninos e cortejos. Trazem em sua diversidade de expressões artísticas as influências rítmicas e culturais principalmente das manifestações populares da Região Norte (Amapá, Pará /Amazônia) e sua integração com outras expressões regionais, como as manifestações carnavalescas cariocas, as artes de rua e as muitas linguagens experimentadas nas criações coletivas com a comunidade local. Prevemos a realização ao todo de 08 (oito) apresentações de História Musicadas, narrativas teatrais, com contação de lendas e mitos da Amazônia. Em formato Duo pelas protagonistas mulheres do grupo, Bárbara Vento ( voz, dança e percussão ) Aline Castro (voz e guitarra e banjo) e a Produtora Vanessa Eça. Com repertório autoral e musical com influências no carimbó,em parcerias como: à com a compositora, professora de História e Estudos Paraense, poetisa Dona Onete, “Diva do carimbó chamegado ”ritmo de sua autoria, que também tem muitas influências na musicalidade do grupo Carimbaby.

Num show brincante, cantado e contado, performático ao vivo, chamando o público infantil, e toda à família.






Cantora VIIC lança o single “Coisas Bonitas Sobre Você” no Teatro Arthur da Távola A faixa faz parte do seu primeiro álbum que está chegando aos últimos lançamentos Coisas Bonitas Sobre Você fala sobre o descobrimento de um novo amor e conta com a participação dos teclados de Humberto Barros, tecladista do Frejat, com longas passagens pelo Kid Abelha e Cássia Eller.
Com mais de 80 mil streams nos 4 primeiros singles que compõem a primeira parte de seu álbum, VIIC promete arrebentar os corações com esse lançamento. Com uma pegada bem blues, Coisas Bonitas marca o início da segunda parte de seu álbum e no dia 16 de Março de 2023, um ano após o primeiro lançamento do álbum “Quarentena, Amor e Outras Infecções” VIIC lança o penúltimo single na Casa Arthur da Távola, com um show voltado para o mês da mulher.

O evento terá a abertura de Luiza Breves e participações de Patizza, Iolly Amâncio (Banda Gente), Diogo Mirandela. O show da VIIC terá suas músicas autorais e a releitura de covers, finalizando com a apresentação da música nova. Tem duração em torno de 1 hora a uma hora e vinte minutos. SOBRE A FAIXA COISAS BONITAS SOBRE VOCÊ Foi a última composição do álbum a ficar pronta, sendo escrita alguns meses antes do primeiro lançamento. É uma música que fala sobre um novo amor, sobre descobertas, medos e o processo de estar se apaixonando. Tem uma pegada bem de blues e conta com a participação com o sensível teclado de Humberto Barros, Anderson Sabadine mais uma vez na percussão e as cordas e produção são assinadas por Diego Sala Branca.

Ficha Técnica:
Victória Araújo/VIIC - Voz
Diego Teixeira - guitarra
Anderson Sabadine - bateria
Humberto Barros - teclado
Thais Franco Martins - baixo
Felipe Braga - produção
Diego Teixeira - produção.


  


 

A cantora homenageará uma das grandes madrinhas do Samba em repertório que mistura canções conhecidas popularmente e outras menos conhecidas, consideradas “o lado B” de tamanha grandeza de compositores marcantes e consagrados que Beth Carvalho gravava além de homenagear Dona Ivone Lara, cantora que Sarah acompanhou por muitos shows. Muitos consideram o timbre de Sarah elegantíssimo e parecido com o de Beth Carvalho, A cantora trará para o palco um belo passeio por canções como “Camarim” de Cartola e Hermínio Bello de Carvalho, “Mundo Melhor “ de Pixinguinha e Vinícius de Moraes, “Malandro sou eu” de Arlindo Cruz, “Talismã” de Ivor lancelotti e Paulo César Pinheiro, as conhecidas e belas “Folhas Secas”, “Alvorada”, “Maior é Deus”, “Meu Guri” e outros sucessos eternizados pela artista. Do repertório de Dona Ivone Lara as canções “Enredo do meu Samba”, “Acreditar”, “Sonho meu” entre outras. Acompanhada por um violão e um músico de percussão, Sarah carinhosamente fará esta bela homenagem tornar-se marcante para o público fã destas artistas que foram de grande importância e relevância para o Samba.

Ficha Técnica:
Sarah Si – Voz
Maestro Henrique Martins - violão de Sete Cordas
Alvaro Barcelos – Percussão
Flavio Loureiro – produtor
Isabel Moutinho - assistente de produção


 


A Cantora e compositora Fátima Regina, Neste espetáculo, rende suas homenagens a grande intérprete Gal Costa. Além da grande afinidade de repertório e admiração pela carreira irretocável, de Gal Costa, Fátima Regina teve a oportunidade de abrir seu show em Maio deste ano, em Niterói vê como forma de agradecimento ao legado desta grande artista e uma das nossas maiores intérpretes, dedicar este show integralmente à sua memória. Cantando seus sucessos e certamente relembrando com o público grandes momentos. Sempre disposta a mostrar talentos da nova geração, neste espetáculo convida três jovens artistas para uma participação mais do que especial: Bel Cortez, Esther Samuel e Enzo Yuki. Fátima Regina trás também ao palco, grandes músicos que a acompanham neste espetáculo: WILSON NUNES – TECLADO ZEH NETTO – VIOLÃO/GUITARRA JULIANO CÂNDIDO – BAIXO FLAVIO SANTOS – BATERIA



  




O sentido da audição é capaz de evocar memórias e imagens mais poderosas do que aquilo que vemos permitindo a produção de imagens e sensações. Desta forma, as duas musicistas conduzem o público por um repertório variado, despertando diferentes afetos no ouvinte e proporcionando que cada indivíduo na plateia crie em sua mente várias paisagens musicais.Kristina e Rosimary se reúnem em duo, fundido a sonoridade da viola da gamba ao som das cordas dedilhadas (alaúde, violão) propondo um repertório livre de fronteiras cronológicas. No programa obras de Diego Ortiz, Gio. B. Vitali (1632 - 1692), Luis Alvares Pinto, F. Schubert - Villa-Lobos - Américo Jacomino - André Campos Machado - Claudio Menandro e E. Villani-Cortês (1930)


Ficha Técnica:
Kristina Augustin - Viola da gamba
Rosimary Parra - Alaude e Violão






"Natureza é Casa" Show de pré - lançamento do quinto álbum da multi-instrumentista carioca Carol Panesi, discípula de Hermeto Pascoal e vencedora do Prêmio Profissionais da Música - PPM 2019 como Autora e Instrumentista Feminino. Um show com muitas nuances e cores, entrelaça performance, poesia, arranjos e improvisos, com uma riqueza de timbres e instrumentos, assim como uma sonoridade brasileira, de temática decolonial, antropofágica e autoral. As músicas, além de nos comunicar à ancestralidade que nos habita, trazem de forma artística e poética reflexões de profunda importância para o momento de consciência ambiental que vivemos.

Ficha Técnica:

Ajurinã Zwarg - bateria e percussão
Fábio Leal - guitarra

Caroline Monlleo - Produção



Nesse show, Rose Maia faz uma homenagem às grandes cantoras de samba e outras bossas; nossas refêrencias musicais. Seu repertório contempla músicas que foram importantes na história do samba com vozes femininas como Leci Bradão, Jovelina Pérola Negra, Ivone Lara, Clara Nunes, Alcione entre outras. Pretende com isso, enriquecer a programação em homenagem ao mês das mulheres. 


Ficha Técnica:
Rose Maia - voz
Júlia Fialho - voz 
Reizilan Cartola Neto – Violão 6 e 7 cordas 
Luis Venturine  - Cavaquinho 
Meq – Percussão
Clara Canedo  – fotógrafo





Cristina Braga e Ricardo Medeiros apresentarão nesse espetáculo, o canto dos pássaros! O urutau, o curió, a sabiá, o tiê de topete, o pássaro preto, o surucuá grande de barriga amarela são solistas de um belo show ao entardecer no coração da Tijuca. A incrível linguagem dos pássaros falada até hoje em vilarejos na Turquia abre uma janela para gravações enternecedoras que mostram como amúsica é mais inspirada nospassarinhos do que percebemos...

Ficha Técnica:
Cristina Braga -
Harpa e Voz
Ricardo Medeiros – Direção Musical e baixo
Cilene Araujo - Produção



Nossa Melhor Visão de Mundo é o segundo trabalho autoral da compositora e pianista carioca Deborah Levy. Sua produção se iniciou durante a quarentena da Covid-19 no ano de 2020 e trata-se de um olhar sensível ao processo da humanidade no momento, baseado numa visão holística da artista que provoca, através da música, uma reflexão sobre uma nova visão de mundo. É um álbum de música instrumental, baseado no piano brasileiro-jazzístico da pianista. Esse show consiste no primeiro show de lançamento deste projeto em seu formato integral, apresentando as suas 8 composições. Deborah reuniu um time de primeira. Será acompanhada por : Rodrigo Villa (baixo), Arimatea (trompete) e Márcio Bahia (bateria). Esse promete ser um segundo passo em sua recente carreira solo, que se iniciou em 2018 e já vem acumulando prêmio com o lançamento do seu primeiro CD, "Apimentada".

Ficha técnica:
Deborah Levy - Piano
Rodrigo Villa - contrabaixo
Márcio Bahia – bateria
Arimatea - trompete






Será confirmado em breve!


A cantora Débora Motta sobe ao palco do Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, na quinta-feira, 30 de março de 2023, para apresentar o show de lançamento do EP O mundo no teu perfil, dedicado inteiramente a composições de Fatima Guedes, uma das maiores criadoras da Música Popular Brasileira. O EP está disponível nas plataformas de streaming de Débora.

O show terá a participação especial de Fatima Guedes, compositora homenageada que também assina a direção cênica e de voz no trabalho que marca a estreia em disco da jovem cantora. O espetáculo contará com o auxílio luxuoso dos músicos Patrick Angello (direção musical e violão) e Felipe Tauil (percussão). Como artista convidada, Débora vai receber ainda a cantora e compositora Margot Cerqueira.

No repertório, estarão as inéditas Perfil (faixa gravada em dueto com Fatima, que dá nome ao EP), os sambas Rasante e Número Ímpar; a balada La Lune; e a valsa Insensata, além de uma releitura inusitada da canção Flor de Ir Embora, em ritmo de xote. Completam o espetáculo clássicos da MPB e músicas regionais que permeiam a memória afetiva de Débora, amazonense radicada no Rio de Janeiro e moradora do bairro da Tijuca.


Ficha Técnica:
Débora Motta - Voz

Patrick Angello – Violão e Direção Musical
Felipe Tauil - Percussão

Fátima Guedes - Diretora Artística

Margot Cerqueira - Produção
Sérgio Murillo - Cinegrafista


  


Grandes Mulheres da MPB: projeto exalta a trajetória de compositoras na música brasileira Homenagem apresentará show e seminário gratuitos em 31 de março no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, no Rio De pesquisa de Mestrado aos palcos, Grandes Mulheres da MPB nasce de uma iniciativa premente no país: a de reverenciar histórias de mulheres compositoras na Música Popular Brasileira.

Idealizado por Taissa Maia e com fomento da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o projeto reúne cantoras, compositoras, jornalistas e pesquisadoras musicais em um evento gratuito que acontecerá no dia 31 de março no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca.

A ideia é revitalizar o legado e a memória de personagens femininas tão fundamentais na MPB e inspirar as novas gerações. “Se conseguirmos estimular jovens pesquisadoras a fazerem o atravessamento entre os estudos da MPB e os de gênero e ajudarmos jovens compositoras a colocarem sua obra no mundo, então teremos cumprido nosso papel”, ressalta Taissa.

O projeto é um dos desdobramentos do trabalho que Taissa Maia desenvolve no meio acadêmico. Grandes Mulheres da MPB parte do desejo da pesquisadora de exceder as fronteiras da Universidade e apresentar ao mundo a trajetória das mulheres mapeadas em sua pesquisa

Para aproximar o público dos temas abordados, o evento oferecerá o ciclo de palestras “A pesquisa da mulher na música popular”, com a presença das pesquisadoras musicais Chris Fuscaldo, Lu Xavier e Taissa Maia, com início às 16h.

Além disso, às 19h, haverá um show de encerramento, comandado pelas cantoras Claudia Amorim e Ilessi e com repertório que homenageará de maneira cronológica a presença feminina na música brasileira ao longo do século XX.

Carmen Miranda, Laura Suarez, Dolores Duran e Rita Lee são algumas das compositoras presentes no repertório. A ausência de representatividade e a invisibilização feminina na música popular brasileira também serão temáticas presentes na programação. Atualmente, apenas 10% dos direitos autorais no Brasil são destinados às compositoras, como aponta o sexto relatório Por Elas Que Fazem a Música divulgado recentemente pela União Brasileira de Compositores (UBC).

O show em homenagem às grandes compositoras será gravado e disponibilizado no perfil do Grandes Mulheres da MPB no YouTube.

Já o resultado das conversas realizadas durante o evento será registrado em um E-book oficial do projeto com a transcrição dos conteúdos debatidos. O material será distribuído na Internet de maneira gratuita após o dia 31 de março.