Programação da Semana

07/11/2021 - Clássicos Domingos apresenta XI RIOWINDSFESTIVAL 2021 - MÚSICA NO MUSEU com Villa-Lobos in Jazz

 




Participação especialDani Spielmann (sax e clarineta)

Formado por Otávio Garcia - bateria, Ozias Gonçalves – contrabaixo, Fernando Corona – piano e Felipe Poli – violão, o quarteto Villa-Lobos in Jazz executa com uma abordagem original jazzística  mas muito familiar ao ouvido do grande publico, com uma formação de jazz quarteto (piano, violão, baixo e bateria), a obra de Villa-Lobos que reúne alem de sua obra como compositor todo o folclore brasileiro resgatando através da memória afetiva e auditiva da plateia, cantigas que ouvíamos na infância, fruto do trabalho de pesquisa do compositor, memória esta que  vive dentro de cada brasileiro identificado pela cultura .

Em 2009, o consagrado compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos completaria 122 anos de existência. Villa-Lobos foi o músico compositor que introduziu o Canto Orfeônico (coral) como disciplina nas escolas de ensino médio de todo o país como Superintendente de Educação Musical e Artística, no governo, do então presidente, Getúlio Vargas. Assim, foi professor catedrádico de Canto Orfeônico do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Célebre por unir música com sons naturais. Sua obra é composta por prelúdios, estudos para piano, quartetos de cordas, suítes, choros, fantasias, valsas, bachianas, diversas obras de câmara em temas lúdicos: trenzinhos, sapos, tororó, “cravo que brigou com a rosa” e tantas outras sonoridades e imagens que nos remetem à singularidade do imaginário brasileiro, justamente porque Villa-Lobos procurava agregar às suas obras aspectos da música realizada no Brasil e elementos sonoros que identificassem a ambiência do país tropical. Assim,. Villa-Lobos se utilizava dos sons da mata, de eventos indígenas, africanos, além de cantigas, choros, sambas e outros gêneros musicais muito recorrentes no país.

O grupo Villa-Lobos in jazz executa também obras de compositores consagrados, clássicos e brasileiros de maneira a demonstrar sua influência e tradição a partir da obra de compositores como Bach, Debussy, Radamés Gnatalli, Ary Barroso, Tom Jobim, Camargo Guarnieri, Gismonti etc.


________________________


Apesar do pandemia prolongada de Covid19,  Música no Museu orgulha-se em continuar seu RioWindsFestival já na sua 12ª. Versão, Assim   espera repetir o sucesso do RioHarpFestival-versão latino-americana  realizado em janeiro/fevereiro 2021.  

Na programação de 5 de novembro a 1º de dezembro  de 2021 a apresentação dos vários tipos de instrumentos de sopros (flauta, oboé,fagote,corn inglês, inglês,saxofone, clarineta  etc)  através de grandes músicos estrangeiros como  Ian Davidson,Texas State University (Austin) ,Joseph Tomassini (Northwest Missouri State University), -Oboista William Wielgus,ex-National Orchestra,Washington D.C., Plumeria Winds (Corpus Christi,Texas) – (Rachel Messing,oboeAndrea Vos Rochefort,clarineta Scott POOL,fagote), William Wielgus,ex-National Orchestra,Washington D.C, fagote e os brasileiros,Trio Movimento Musical (João Paulo Romeu, piano, Denise Emmer, cello, Lelia Brasil,  flauta),Harold Emert (oboé)  Duo Dani Spielmann (sax/clarineta), Sheila Zagury (piano),Pierre Descaves, fagote, Cosme Silveira, fagote. Villa-Lobos injazz. Trio Marco de Pinna, violão e Kevin Shorttal ,violão, Diogo Trindade, percussão. Participação especial, Harold Emert, oboé, Jazztopia, além da Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré e da Camerata Oboé Rio de Janeiro.

O RioWindsFestival  acompanha os festivais anuais da Sociedade Internacional de Dupla Reed, que apresenta oboistas e fagotistas do mundo inteiro e seu Curador é o oboista Harold Emert, ex 1º,oboista da OSB, sob a direção de Sérgio da Costa e Silva






Dia 07/11

Domingo (Classicos Domingos)  -  11h  no teatro

Ingresso: R$ 1,00

- não temos venda online e antecipado -

________________________
como chegar







Nenhum comentário