Programação da Semana

07/04/2021 - O Rei do Samba - O resgate dos repertórios de Sinhô | Conversa com Rosana Lanzelotte (pelo Facebook e Youtube)

 



Conversa com Rosana Lanzelotte, idealizadora do portal Musica Brasilis, sobre a disponibilidade gratuita de partituras de Sinhô (1888-1930). José Barbosa da Silva, também conhecido como Sinhô, é considerado o mais popular compositor de samba das primeiras décadas do século 20. Frequentador assíduo dos principais redutos musicais da época – Festa da Penha, as sessões de capoeira, as batucadas da Praça Onze, as casas das tias baianas, inclusive tia Ciata , foi gradativamente formatando seu estilo peculiar de criar melodias. Amigo de ricos e pobres, frequentava tanto o salão da gafieira Kananga do Japão quanto as casas mais ilustres. Em visita ao Brasil em 1920, o Rei Alberto da Bélgica soube apreciar a sua música e levou consigo uma coleção de suas partituras, devidamente dedicadas.
As partituras de Sinhô podem ser baixadas gratuitamente: https://musicabrasilis.org.br/compositores/sinho

Sobre a palestrante: Musicista e Doutora em Informática, Rosana Lanzelotte criou em 2009 o portal Musica Brasilis que visa a disponibilidade dos repertórios brasileiros de todos os tempos. A partir dos conteúdos do portal, idealizou 5 edições de exposições interativas Musica Brasilis, com temáticas diversas, em espaços do Rio de Janeiro (2012, 2014, 2015), Centro Cultural Banco do Brasil – Belo Horizonte (2016) e unidades do SESI-RJ, com mais de 50.000 visitantes. É a diretora artística de 8 edições do Circuito Musica Brasilis, iniciativa apoiada pelo BNDES desde a sua criação em 2009, com 130 espetáculos cênico-musicais realizados em 30 cidades brasileiras de todas as regiões. Por suas realizações, recebeu os prêmios Golfinho de Ouro (2002) e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres (2006).



-------------------------------------


Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca


Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)



Nenhum comentário