19/03/2021 - Mostra "Tem Sanfona no Choro" Homenagem a Dominguinhos | Bebê Kramer e Marcelo Caldi - Part. especial Rodrigo Ferrero (Pelo Facebook e Youtube)
Bebê Kramer e Marcelo Caldi se reúnem para celebrar
o repertório dos grandes mestres chorões da sanfona
Mostra “Tem sanfona no choro” homenageia, em shows e oficinas, o legado
dos sanfoneiros Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho
A mostra inédita de música instrumental “Tem sanfona no choro” realça a influência da tradição nordestina e seu principal instrumento, a sanfona, no desenvolvimento de um gênero tipicamente carioca: o choro. O encontro do choro com a sanfona vem trazer luz ao diálogo intercultural entre o Nordeste e o Sudeste, iniciado há quase cem anos.
O encontro faz uma homenagem especial aos maiores sanfoneiros do Brasil, todos de linhagem nordestina, que trouxeram, cada um ao seu modo, contribuições fundamentais para a história do choro no século XX: Luiz Gonzaga, Sivuca, Dominguinhos e Oswaldinho.
Será comandada por dois dos maiores acordeonistas da atual geração brasileira, de reconhecimento internacional, Bebê Kramer e Marcelo Caldi. E reúne ainda as novas revelações da sanfona carioca, Lulu Antunes, Lúcia Barrenechea, Roberto Kauffmann e Rodrigo Ferrero.
“Tem sanfona no choro” ocorre entre os dias 17 a 20 de março, às 17h e às 19h, nos canais do YouTube de Marcelo Caldi e do Centro da Música Carioca. São oficinas e shows. Confira a programação:
Dia 19/03 – sexta-feira
Homenagem a Dominguinhos
Choros de Dominguinhos – completando 80 anos de idade em 2021, Dominguinhos é o discípulo mais direto de Luiz Gonzaga, tendo sido responsável em ampliar a linguagem nordestina do rei do baião para os universos do jazz e da bossa nova, entre outros gêneros. É autor de choros altamente refinados, em que resgata o suingue característico de Gonzagão, expandindo-o para universos harmônicos e melodias inusitados. A obra de Dominguinhos é por onde se percebe mais claramente a fusão entre o forró e o choro, revisitando ambos os estilos dentro de uma perspectiva de universalidade da música.
17h – oficina
19h – show, com participação especial de Rodrigo Ferrero
Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca
Assista pelo canal do Youtube (clicando aqui)
Nenhum comentário