Programação da Semana

16/06/2022 - Comemoração de Aniversário 15 anos - Programação Especial

 



PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO – ESPECIAL 15 ANOS


PROJETO SOM + EU


Projeto gratuito que une música e educação, o Som+Eu está localizado Duque de Caxias, precisamente em Campos Elíseos, distrito do município, e desde 2017, na região, já atendeu mais de 700 alunos. A iniciativa é do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, em parceria com a Braskem, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro. O projeto oferece aulas gratuitas de vários instrumentos musicais para crianças e jovens de 6 a 19 anos, entre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, trombone, trompete, saxofone, canto coral e percussão.


Sobre IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação

Criado em 2011 no Morro da Providência, no Rio de Janeiro, o Instituto Brasileiro de Música e Educação acumula, desde então, um amplo histórico de programas e projetos que promovem vivências artísticas e educacionais. Com o intuito de modificar a vida de milhares de crianças, adolescentes e jovens em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro, o IBME tem a missão de contribuir com a transformação social por meio da educação e da música.


- Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elísios

Data: 16.06 - Quinta-feira
Horário: 10h
Ingresso: gratuito
Classificação Livre

A Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos, sob regência do maestro Davi Fernandes é uma das ações do projeto. As formações musicais do projeto já tiveram a oportunidade de tocar em grandes centros culturais do Rio de Janeiro, como no Theatro Municipal, palco da Cidade das Artes, Museu do Amanhã, Teatros do SESI, Imperator, entra tantos outros. Nossos alunos também levam muito música para escolas da rede pública, apresentando os concertos didáticos. No repertório, músicas clássicas e populares.


- Orquestra Tubônica

Data: 16.06 - Quinta-feira
Horário: 11h30
Ingresso: gratuito
Classificação Livre

Grupo de jovens músicos que tocam instrumentos feitos de plásticos ou de material alternativo que seria descartado. São flautas de tubo de PVC, instrumentos de sopro feitos com materiais que seriam descartados, chinelofone, em que tubos e chinelos emitem belos sons, banjolino (violino de pvc) e instrumentos de percussão com material reutilizado são alguns dos instrumentos utilizados pelas crianças e jovens do projeto. O objetivo é conscientizar os jovens sobre a reciclagem e o reaproveitamento de materiais que virariam lixo e possibilitar o acesso aos instrumentos, já que o custo para produção é mais baixo.


- Coloridos Coral

Data: 16.06 - Quinta-feira
Horário: 14h
Ingresso: gratuito
Classificação Livre

O COLORIDOS é um coral formado por jovens de várias regiões do Rio de Janeiro, com foco central na música vocal, na socialização saudável entre jovens e na diversidade. O projeto foi criado em 2018, inicialmente com um grupo de jovens participantes do Coral Palavra Cantada no município do Rio de Janeiro que chegaram à adolescência e se viram deslocados do universo da música infantil. Desde então, o grupo vem crescendo, se consolidando e expandindo horizontes, a partir do trabalho da equipe e do envolvimento dos jovens cantores, músicos e compositores, que recebem sua preparação artística de forma gratuita. A impossibilidade dos encontros presenciais nos obrigou a abrir outras janelas e fez o trabalho se tornar ainda mais acessível a jovens não só do Rio de Janeiro, como de outras cidades brasileiras, chegando a atender cantores residentes fora do país, contando hoje com cerca de 30 participantes. As janelas virtuais permitiram o intercâmbio cultural com outros coros nacionais e internacionais e através de um feliz encontro com a Alemanha, o COLORIDOS foi ganhador, ao lado do coro “Git on Boa’D”, do festival internacional INTERKULTUR 2020, na categoria de coro com acompanhamento.



- Favela Brass

Data: 16.06 - Quinta-feira
Horário: 15h30
Ingresso: gratuito
Classificação Livre

Favela Brass é um programa gratuito de educação musical para crianças e adolescentes nas favelas e escolas públicas do Rio de Janeiro, com foco na música popular brasileira e o jazz de Nova Orleans. O projeto foi fundado em 2014 na favela Pereira da Silva em Santa Teresa pelo trompetista britânico Tom Ashe e agora conta com 36 alunos de instrumentos de sopro e percussão, e mais 220 alunos de iniciação musical em parceria com 5 escolas públicas ao redor.

A banda principal do projeto tem 11 integrantes e toca um repertório típico das fanfarras e blocos do Rio de Janeiro, incluindo clássicos do funk carioca ("Rap da Felicidade, "Cheguei", "Glamourosa"), da música popular brasileira ("Maracangalha", "Mamãe Eu Quero", "Navegador dos Sete Mares") e o jazz de Nova Orleans ("Oh When the Saints", "Do Watcha Wanna", "Joe Avery Blues"). A banda ganhou destaque na BBC durante as olimpíadas de 2016, participou em todas as edições do festival Honk! Rio, e esse ano vai fazer parte da programação oficial do Bourbon Street Festival de Paraty.


- Camerata Laranjeiras

Data: 16.06 - Quinta-feira
Horário: 17h
Ingresso: gratuito
Classificação Livre

Fundada em Novembro de 2013, a Camerata Laranjeiras é engajada em promover apresentações em ruas, praças, escolas, asilos, hospitais, enfim, lugares que não costumam ver uma orquestra, e ao longo desses 9 anos, superou a marca de mais de 500 apresentações pelo Rio, ficando popularmente conhecida como uma orquestra do povo! A proposta de repertório do grupo é bem plural, combinando músicas tradicionais da Escandinávia com ritmos e canções brasileiras, unindo também Música Erudita com Popular, Rock Pop, entre outros gêneros, despertando com isso, encanto num público com gostos variados. Além de ser uma orquestra que apoia e acredita na juventude, a Camerata Laranjeiras realiza ações que visa fortalecer o acesso á cultura, a difusão da Cultura de Paz, bem como tem interesse em participar de projetos colaborativos com foco em economia criativa, empreendedorismo social e principalmente no desenvolvimento humano.


- Áurea Martins no show Senhora das Folhas

Data: 16.06 - Quinta-feira
Horário: 19h
Ingresso: gratuito
Classificação 12 anos

A cantora ÁUREA MARTINS apresenta o show de lançamento de seu novo disco, SENHORA DAS FOLHAS composto por canções que homenageiam o poder feminino curador. No repertório, louvores das manifestações populares de Minas Gerais se unem a canções contemporâneas como “A Rezadeira” (Projota) e “Me Curar de mim” (Flaira Ferro), a um belíssimo canto indígena Parakanã e a sambas icônicos como “Banho de Manjericão” (Paulo Pinheiro e João Nogueira) e “Na Paz de Deus” (Arlindo Cruz) em arranjos camerísticos luxuosos que têm a direção musical do violoncelista e cantor LUI COIMBRA, compondo um show potente e emocionante que tece como num bordado o diálogo entre os imaginários urbano e rural do país. Unindo os vários Brasis e as duas pontas da vida, Áurea visita neste show sua ancestralidade e ganha o terreno do qual é rainha por herança e direito, nos reconectando com nossas raízes formativas mais profundas em um concerto que nos toca e transforma, público e artistas. Acompanhada de alguns dos mais representativos músicos contemporâneos como LUI COIMBRA (violoncelo, violões, rabeca e charango andino), RODRIGO LIMA (violas e guitarras); MARCOS SUZANO (pandeiro e percussões) e PEDRO AUNE (contrabaixo acústico e tuba) e ANDRÉ GABEH (vocais) que também participaram do álbum. "E nossa própria alma nunca se redimirá sem a voz sagrada de Áurea Martins" - Aldir Blanc



________________________
como chegar


Nenhum comentário