Programação da Semana

09/04/2022 - Sarau da AV-Rio convida Bruno Figueiredo

 



Online pelo Facebook e Youtube – CentroDaMusicaCarioca

A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Neste período pandêmico tem sido realizado de forma online. O Sarau sempre traz convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz.

A convidada desta edição é Maria Luísa Tonácio , violonista formada pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) no bacharelado em Música, habilitação violão.

O convidado deste sarau é o violonista Bruno Figueiredo que possui ampla experiência no repertório do violão clássico, tendo realizado diversos concertos como solista e camerista no país, onde se destaca sua participação no Panorama Internacional do Violão como membro integrante da “Camerata de Violões do Conservatório Brasileiro de Música” e como solista na XV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. Além da atividade de concertista também foi finalista em concursos de violão em âmbito nacional e internacional, conquistando o primeiro prêmio no 18o Sholin Guitar Competition (EUA - 1999).

Entre seus projetos, destacam-se a participação como continuísta nas Óperas Don Quixote nas Bodas de Comacho de Georg Philipp Telemann (RJ - 2011) e Dido e Eneas de Henry Purcell (REC - 2009), ambas dirigidas por Marcelo Fagerlande. Apresentou-se como músico convidado do conjunto Música Antiga da UFF e como continuísta da Camerata Quantz, grupo liderado por Laura Rónai. Explorou o repertório da canção acompanhada por alaúde e teorba em parceria com as cantoras Flávia Bonan (RJ) e Sônia Wegenast (RJ) e do cantor Fernando Moura (RJ).

Na atualidade, Bruno Figueiredo tem se dedicado exclusivamente ao violão clássico, aplicando ao violão toda a experiência adquirida na Música Antiga.

Programa:

Francesco Spinacino (1507)

Joan Ambrosio Dalza (1508)

Luis de Narváez (1490-1547)

Giovanni Girolamo Kapsperger (1580-651)

Fernando Sor (1778-1839)

Heitor Villa Lobos (1887-1959)

Baden Powell (1937-2000)

Radamés Gnattali (1906-1988)






Dia 09/04

Sábado  -  16h  online pelo

Facebook  (clique aqui)

 e Youtube  
(clique aqui)