Programação da Semana

10/07/2021 - Sarau da AV-Rio convida Contrapunctus Duo Otavio Grangeiro - Rigoberto Moraes (pelo Facebook e Youtube)

 




A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Aberto ao público, que também poderá tocar, o Sarau terá convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz.

O convidado desta edição será Contrapunctus Duo, formado por Otavio Grangeiro (Violão) e Rigoberto Moraes (Cello), ambos regentes e arranjadores, que iniciaram antes da pandemia, um projeto que propõe uma união de muita química: “cello & guitar”. Como há muito pouco material escrito para esta formação, a precariedade de material os estimula a produzir. E assim foram escritos os arranjos que compõe grande parte do repertório, com exceção da única sonata feita originalmente para esta formação, a Sonata para Violão & Cello de Radamés Gnatalli. O trabalho do duo aborda uma gama variada de estilos, tanto no universo clássico desde o Barroco até os dias atuais, quanto no popular tocando composições de nomes como Ernesto Nazaré, Pixinguinha, Tom Jobim, Astor Piazzolla, entre outros.

 

Para a presente apresentação o repertório abordará exclusivamente o universo erudito.

J. S. Bach - Jesus, Alegria dos Homens

J. Pachelbel - Cânone em Ré Maior

C. Debussy - Reverie

H. Villa-Lobos - Bachiana Nº 5 –

Aria H. Villa-Lobos - Melodia Sentimental

R. Gnatalli - Sonata para Violão & Cello

 

Rigoberto Moraes Maestro formado pela EM-UFRJ, bacharel e mestre em práticas interpretativas-regência da classe do Maestro André Cardoso. Estudou violoncelo por curto tempo com alguns professores, mas na maior parte do tempo foi autodidata, sendo o cello uma ferramenta complementar para o estudo e exercício da regência. Em 2015, como fundador e diretor artístico do Vox in Via - Coro e Orquestra Oficina, passa a estudar sistematicamente o instrumento sob orientação de Marcelo Salles. Ao cello, Moraes foi camerístico, tocou como músico convidado na OSN-UFF, OSTM, GNU-UNIRIO, foi arregimentador e violoncelista por 6 anos da orquestra de concertos da SCM, fez musicais e outros trabalhos.

 

Otavio Grangeiro Licenciado em Música pela UNIRIO. Iniciou sua formação profissional no violão com Francisco Frias em meados dos anos 80, no projeto de extensão “Grupo de violões da UFF” coordenado pelo mesmo. Neste projeto participa como violonista e arranjador. Paralelamente passa a dedicar-se ao ensino de música o que o leva ao curso de licenciatura em música. Na universidade estuda regência coral com Julio Moretzsohn. Como violonista acompanhou vários cantores de música popular, como regente coral trabalhou como maestro de corais corporativos, além da atuação no ensino de música



Dia 10/07

Sábado – 16h

On line pelo Facebook e Youtube




Assista pelo Facebook Centro da Música Carioca



-------------------------------------



Assista pelo canal do YOUTUBE (clicando aqui)





Nenhum comentário