Programação da Semana

Programação Junho 2019



_________________________________________





A cantora Dalva de Oliveira, conhecida como o ROUXINOL brasileiro, completaria 102 anos em 05/Maio/19, mas apesar da importância dela para a MPB, essa nova geração lamentavelmente não conhece uma das cantoras brasileiras que ficou conhecida no mundo inteiro. O show celebra o centenário da Cantora da Era de Ouro do rádio com seus grandes sucessos e conta um pouquinho da dor dessa relação conturbada com o marido, o cantor Herivelto Martins. Dalva realizou mais de 400 gravações e sua voz está em vários coros de discos de Carmen Miranda, Orlando Silva, Francisco Alves, Mário Reis entre outros.

_________________________________________




Em 1959, era lançado o primeiro LP de João Gilberto, "Chega de Saudade". Após os encontros musicais em apartamentos da zona sul, que se intensificaram em 1957, e a gravação de um compacto simples de João Gilberto em 1958, a bossa nova se tornava uma realidade. Sessenta anos depois, Matias Bidart e Mariana,  apresentam os clássicos do gênero. Os músicos serão acompanhados por Sofia Ceccato (flauta), Simon Bechémin (fagote) e Júlio Diniz (percussão). No repertório, clássicos de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto, João Donato e também canções revisitadas de Dorival Caymmi, Chico Buarque, Caetano Veloso e Geraldo Pereira, entre outros.

_________________________________________




A criançada vai levantar o "poeirão"com um arrasta-pé divertido e animado, com direito a histórias e brincadeiras típicas de festas juninas. O show reúne baião, forró, xaxado com instrumentos de um típico trio regional, com sanfona, triângulo e zabumba. Canções tradicionais juninas com arranjos lúdicos e divertidos e muitas novidades com inéditas músicas, bonecos, advinhas e um casamento pra lá de especial! É pra família toda ouvir, cantar, dançar e brincar!

_________________________________________




O ABSTRAI ensemble apresenta para a comemoração dos 12 anos do Centro da Música Carioca um repertório exclusivo, celebrando também a sua homenagem ao compositor Claudio Santoro (1919-1989) que completaria 100 anos em 2019. Além de duas obras do homenageado, o ABSTRAI ensemble também apresenta obras do paraibano Marcílio Onofre, do paulista radicado nos EUA Rodrigo Bussad, do paulista Alexandre Lunsqui (com formação instrumental inusitada) e uma obra muito pouco tocada no Brasil do célebre compositor alemão Anton Webern.
O ABSTRAI ensemble faz música do século XX e XXI para quem vive no século XXI!
_________________________________________



O grupo une uma diversidade de estilos e gostos musicais que passa pela música POP, alternativa, MPB, soul, R&B e que transforma estas influências em uma mistura de total qualidade musical e este ano lançam seu primeiro EP distribuído pela Warner Chappell chamado "Vá sorrir" com produção de Sandra de Sá.  Um repertório com músicas inéditas e grandes sucessos que marcaram suas histórias compõem seu show estréia na Série encontros.

_________________________________________




A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Aberto ao público, que também poderá tocar, o Sarau terá convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz. Para esse evento a convidada é a Orquestra de Violões da AV-Rio uma das mais importantes orquestras de violões em atividade no Rio de Janeiro,  criada no início de 2009, como resultado de uma ideia amadurecida por alguns anos e realizada pela iniciativa do saudoso músico Júlio de Cepêda, com o entusiasmo de muitos dos que a compõem ainda hoje. Seu repertório inclui obras de variados estilos e períodos históricos, desde os compositores da tradicional música de concerto, como J.S Bach, à produção contemporânea dos compositores Roland Dyens, José de Azpiazu, Edson Lopes e entre outros. Da música popular brasileira, fazem parte compositores como Edu Lobo, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo – além de arranjos e composições dos próprios integrantes da Orquestra, destacando Lula Perez, Klaus Grunwald e Celso   Eduardo Cerbella.

_________________________________________





Um show inesquecível, repertório de mestre, com músicos doutorados na arte de envolver todos os sentidos. Com roteiro e direção de Fátima Guedes, o show conta com o maravilhoso Rafael Vernet (piano/ direção musical) e a percussão decisiva e elegante de Felipe Tauil. Chico Buarque, Cristóvão Bastos, Aldir, Moacyr Luz, Paulinho Pinheiro, Baden, além de inéditas e clássicas de Fatima e muitas outras surpresas fazem parte desse espetáculo generoso de pura MPB

_________________________________________


As artistas japonesas MAKO (cantora) e Yuka Shimizu (pianista) se reúnem para realizar um show comemorativo aos 50 anos da aliança “Cidade-irmã” de KOBE no Japão e do Rio de Janeiro no Brasil. O repertório trás músicas japonesas e brasileiras de autores da época da colonização japonesa no Brasil como Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga e as obras de Tom Jobim, um dos criadores da bossa nova que é reconhecido pelo grande sucesso no Japão.

_________________________________________



O espetáculo Cantarolemos é uma celebração à música onde as crianças vivenciarão brincadeiras sonoras, percussão corporal e a experiência do canto coral. Com abordagem lúdica, Rodrigo Ferrero, conduzirá as crianças a vivenciarem jogos que instigarão a percepção musical e a audição de canções autorais voltadas para o universo infantil. O show cantará com a participação especial do CORAL INFANTIL DA ESCOLA MODELAR CAMBAÚBA.

_________________________________________



Em seus shows de voz e violão e banda, Marcos Sabino sempre emociona o público relembrando seus sucessos, além de canções da MPB e do POP internacional que marcaram gerações. Com 12 discos em vinil e cds lançados, Marcos é também autor de vários sucessos nas vozes de Fábio Jr, Léo Jaime, Leandro & Leonardo, entre outros.

_________________________________________



O Músico optou em fazer uma sonoridade própria, tecendo e misturando sons, desmontando e construindo ideias palpáveis, tangíveis, que, de tão imaginárias (e imagináveis), se fazem concretas e isso ele mostra em seus discos e em turnês pelo Brasil e por vários países. No repertório: músicas autorais, clássicos do Blues, Country Blues, Folk, entre outros estilos, num show alto-astral, contagiante e dançante.

_________________________________________



Leny Andrade e Gilson Peranzzetta, dois artistas queridíssimos do público brasileiro,  se encontram no palco do Centro da Música Carioca Artur da Távola,  para  dar sequência a série de shows de lançamento do CD “Canções de Cartola e Nelson Cavaquinho” (Fina Flor), celebrando 40 anos de amizade e parceria. A interpretação de Leny Andrade e o piano e  arranjos de Gilson Peranzzetta dão nova roupagem a clássicos do mestre Cartola, como As Rosas Não Falam, O Mundo é um Moinho, Alvorada e do compositor Nelson Cavaquinho -  A Flor e o espinho,  Rugas, Palhaço, Folhas secas. Este espetáculo é um belo, suingado e refinado show da canção brasileira, um presente para a platéia e para os próprios artistas.

_________________________________________






A cantora Joanna retorna aos palcos do Rio de Janeiro para comemorar seus 39 anos de carreira com o emocionente show “DE VOLTA AO COMEÇO”. Dona de um estilo marcante, Joanna vai embalar a plateia com um repertório que reúne composições de grandes amigos e parceiros de estrada, homenagens especiais à Gonzaguinha e a Lupicínio Rodrigues, além de grandes sucessos eternizados em sua voz como a autobiográfica "Nos Bailes da Vida" de Milton Nascimento, a envolvente canção "Chama”, de Aristides Guimarães e Geraldo Amaral, o sempre aclamado “Recado” de Renato Teixeira, bem como os sucessos “Agora” de Gonzaguinha, “Um sonho a dois”, “Amanhã Talvez”, e “Mensagem para você”, com a participação do italiano Biaggio Antonaci.

_________________________________________



Musical folclórico que presta uma homenagem ao Brasil e ao Rio de Janeiro ao resgatar as mais genuínas manifestações culturais folclóricas do povo fluminense e carioca. Um espetáculo musical voltado ao público infantil, para apresentar a criatividade e sensibilidade da arte popular, mostrado em doze quadros, de janeiro a dezembro. Cantando e contando as mais marcantes e significativas manifestações e datas comemorativas, que impulsionam as festas folguedos, tanto da zona urbana como da zona rural.  Começando com a folia de reis em janeiro, passando pelo samba, jongos, festas juninas, calangos, brincadeiras de roda, brinquedos cantados, “O Boi pintadinho”, contos, lendas e finalizando com o “Pastoril” em dezembro.

_________________________________________



Com repertório baseado em clássicos da MPB adicionados à novidades do próximo álbum, intitulado “Meu Ponto Cardeal”, a ser lançado no primeiro semestre deste ano, RICKY VALLEN  sobe ao palco com o espetáculo,  ”A voz mutante”.O espetáculo foi elaborado exclusivamente para esta apresentação e traz canções de grandes compositores da nossa música, como: "Atrás da Porta" (Chico Buarque/Francis Hime), "Um dia, um adeus" (Guilherme Arantes),"Sangrando"(Gonzaguinha) e "Você não me ensinou a te esquecer" (Fernando Mendes / Caetano Veloso). "Spending My Time"(Roxette), "I have Notihing" (Whitney Houston) e a clássica “Non, Je Ne Regrette Rien” (Édith Piaf) são alguns dos hits internacionais que Vallen incorpora ao seu espetáculo e que o público aguarda com ansiedade, mostrando toda versatilidade do intérprete.

_________________________________________



Marcos Ariel lança, pelo selo Biscoito Fino, seu novo EP autoral, “Soul Carioca”, em show de mesmo nome, misturando composições instrumentais e cantadas. Ariel apresenta o show em formato de trio, com Rodrigo Villa no baixo e Roberto Alemão na bateria. Desde os anos noventa Ariel vive na ponte aérea Rio/Los Angeles e, nos Estados Unidos, os jornalistas e críticos musicais sempre destacaram o seu estilo “puramente carioca”. Reunindo essas experiências do “ir e vir” surgiu a ideia do projeto Soul Carioca, que traz a combinação do choro, bossa-nova e do samba, estilos musicais que definem a “Alma Carioca,” em um repertório que mistura músicas instrumentais e cantadas.

_________________________________________



Soraya e Luis Filipe criaram este show para homenagear  grandes cantoras da música. O encontro da cantora e atriz com o violonista promete trazer nostalgia e emoção com o repertório de sucessos de Dolores Duran, Carmem Miranda e Isaurinha Garcia.


_________________________________________




Golden Boys é um dos maiores e melhores grupos vocais do movimento Jovem Guarda e do Brasil. Eram, em sua origem, um quarteto formado por três irmãos(Roberto, Ronaldo e Renato Correa) e um primo, Valdir Anunciação, que faleceuem em janeiro de 2004. Atualmente, Ronaldo e Renato contam com com a participação do irmão Mario
Correa, que foi integrante do Trio Esperança e fez muito sucesso com as músicas “Filme Triste”, “Festa do Bolinha” entre outras. O show é uma "viagem no tempo" através das canções que foram gravadas pelogrupo vocal, desde a primeira em 1958 até os dias de hoje, passando pelos sucessos da Jovem Guarda e dos Festivais da Música Brasileira.

_________________________________________




A violinista Ana de Oliveira e o compositor e multi-instrumentista Sérgio Ferraz se encontraram em 2018 durante o MIMO Festival em Olinda. A partir deste encontro casual, muitas ideias, experiências, anseios e histórias têm se transformado em música instrumental da melhor qualidade, unindo o violino contemporâneo da paulistana radicada no Rio de Janeiro Ana de Oliveira às múltiplas sonoridades do compositor, guitarrista e violinista pernambucano Sérgio Ferraz. O Duo aborda em sua estreia repertório de autores brasileiros com principal enfoque em obras pouco executadas de compositores que foram influências e são referências comuns aos dois artistas, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Tom Jobim, Villa-Lobos, entre tantos outros.

_________________________________________



Show que resgata toda essência de uma festa junina tradicional, com forró, xote, baião e marchinhas populares e danças folclóricas do nosso povo brasileiro. O espetáculo é interativo, onde plateia e artistas celebram as festas do interior. O educador e animador cultural Hamilton Catette é acompanhado por um trio de forró pé de serra. No repertório estão incluídos clássicos da música nordestina.

_________________________________________



No show é apresentado o melhor do repertório de Julio, em 5 idiomas: português, Inglês, espanhol, francês e italiano e promete algumas surpresas durante o show. São ao todo 20 canções, na verdade 20 super sucessos que ficaram conhecidas internacionalmente na voz potente deste cantor que encanta milhões de fãs, por todo mundo, há 50 anos. São elas: Begin The Beguine, Por Ela, Manuella, All of You entre outras. Wladimir Cabanas será acompanhado pelos músicos Flavio Copolla (teclado), Francisco Nilson (baixo acústico), Ayres D’Athayde (bateria), Mario Colosimo (acordeom) e contará com a participação especial da cantora Tania Apelbaum Novak.

_________________________________________



O músico mostra suas impressões do mundo, sob uma pespectiva particular, através do seu sax, timbres futuristas e suas composições. Joel Ferreira tenta transitar numa linguagem compreensível entre o jazz e o que há de melhor na música Pop, com suas influências de música Brasileira,Regional,eletrônica e World Music.

_________________________________________



O show tem esse nome por unir o canto de dois jovens cantores negros ligados ao samba, à bossa-nova e a MPB: Luiz Pié e Vidal Assis. Luiz e Vidal trazem em sua pele e em sua música os encantos de sua ancestralidade africana, a qual temperou os sons do Brasil, colaborando para que nossa música fosse reconhecida e aclamada no mundo inteiro. O repertório deste show espraia clássicos de ícones como Djavan, Jorge Ben, Arlindo Cruz, Caetano Veloso, dentre outros.

_________________________________________







_________________________________________



Lúcia Helena canta, de um jeitinho bem brasileiro, Fados Tradicionais portugueses como, o Maria Vitória, o Fado Menor do Porto, o Adiça, o Bailarico, o Proença e o Vianinha, dentre outros, com novas letras compostas pelo poeta português Joaquim Simões. As belas melodias de Fado receberam arranjos do virtuose bandolinista brasileiro Luís Barcelos e foram buscar afinidades com os xotes, modinhas, serestas e toadas, sem perder de vista seu navegar. O Fado será cantado com a naturalidade de uma canção popular brasileira, o bandolim fará as vezes da guitarra portuguesa e o inspirado violão 7 cordas de Glauber Seixas acompanhará os solistas resumindo as funções de viola de fado e viola.

_________________________________________



Show que resgata toda essência de uma festa junina tradicional, com forró, xote, baião e marchinhas populares e danças folclóricas do nosso povo brasileiro. O espetáculo é interativo, onde plateia e artistas celebram as festas do interior. O educador e animador cultural Hamilton Catette é acompanhado por um trio de forró pé de serra. No repertório estão incluídos clássicos da música nordestina.




Nenhum comentário