Programação da Semana

Programação Janeiro 2020






Nascido e residente do Rio de Janeiro, com raízes em Minas Gerais e Pernambuco; Miguel Jorge é intérprete e compositor , com músicas gravadas por Ana Ratto, Luiza Possi, Ana Clara Horta,Lila, Julia Bosco entre outros grupos. Fusão do nome " Miguel Jorge Olindo", Mojo também é o título do primeiro disco de canções, inspirada no padrão rítmico de acompanhamento do Maestro Moacir Santos. Clave rítmica marcante na musicalidade afrodecendente, Mojo é palavra de origem africana, é molho, amuleto, patuá. Mojo Lançado em setembro de 2018 no Teatro Ipanema, Rio de Janeiro, o espetáculo homônimo ao disco, Miguel é acompanhado pelo trio, Pedro Rondon - baixo, Mauricio Calmon - nord, André Carvalho - bateria, parceiros fundamentais para a realização do disco. Mojo preza por simplicidade e leveza, com figurinos monocromáticos e projeções, nos transportando para ambientes idílicos e atemporais, buscando alcançar novos estados de espírito, novas atmosferas. Moderno e sintético, os beats e melodias flutuam de maneira sutil e elegante se encontrando em meio à poesia.





                      __________________________________





Nádia Figueiredo (Soprano) um incrível talento brasileiro e uma das poucas cantoras brasileiras crossove (junção entre o clássico e popular), nasceu em Belo Horizonte - MG. Graças ao timbre e extensão vocal privilegiados, já cantou em vários palcos nacionais e internacionais, em idiomas como italiano, francês, inglês, espanhol, latim, russo, Esperanto, hindi e hebraico. Em Maio de 2017, foi convidada para participar da turnê do cantor brasileiro DANIEL na Europa e no mesmo mês, Nádia fez uma turnê por grandes teatros Brasileiros ao lado do cantor Plácido Domingo Jr. filho do tenor Plácido Domingo. O show é produzido pelo tarimbado Guto Graça Mello, que já produziu grandes nomes da MPB, como Roberto Carlos e Maria Bethânia, é o primeiro albúm de Nádia pela Biscoito Fino, com mistura standarts da música internacional, peças clássicas e MPB. As canções "A Paz", "Ave Maria no Morro", "Con te Partirò", "Dio Come ti amo", "La vie en Rose", "The way you look tonight" e outros sucessos internacionais que o mundo consagrou, estão no repertório do CD e no Show. Esse Projeto standarts dá uma liberdade e versatilidade ao disco, que conta com participação de Gilberto Gil e João Donato, na música “A PAZ” de autoria dos mesmos.




 

__________________________________






Uma das mais importantes orquestras de violões em atividade no Rio de Janeiro, a Orquestra de Violões da AV-Rio foi criada no início de 2009, como resultado de uma ideia amadurecida por alguns anos e realizada pela iniciativa do saudoso músico Júlio de Cepêda, com o entusiasmo de muitos dos que a compõem ainda hoje. Com o propósito de abrir espaço para a prática de conjunto (música de câmara) aos violonistas membros da “Associação de Violão do Rio” (AV-Rio), a orquestra vem ampliando seu trabalho e atualmente é constituída por doze componentes - contando com a direção musical do violonista Klaus Grunwald. Para esse evento o convidado é João Domingos. João Domingos é um violonista gaúcho, ganhador do 2º premio no certamen de Guitarra en Homenage a F. Sor - Corrientes AR. Laureado como aluno revelação do 11º Festival de Música de Santa Catarina. Iniciou os estudos violonísticos sob as influências da música regional Rio Grande do Sul, ingressou em 2015 no Curso de Bacharelado em Violão da Universidade Federal de Santa Maria, sob orientação do prof. Dr. Marcos Kröning Corrêa. Tendo realizado mobilidade acadêmica na Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe - AR, sob a orientação do prof. Eduardo Isaac. Participação do flautista Estêvan de Oliveira.




__________________________________




Chico Faria, filho dos consagrados intérpretes, Cynara (Quarteto em Cy) e Ruy Faria (MPB4), resolveu aprontar uma homenagem ao seu saudoso pai, Ruy Faria, no show “Amigo é pra essas coisas “, relembrando clássicos da mpb. Nesse show teremos participações especiais de Cynara e Cyva (cantoras e fundadoras do Quarteto em Cy), da cantora e parceira, Lúcia Amar e da irmã, Irene Faria.



__________________________________





Tom Jobim, piano e voz. Ingredientes perfeitos para um belo show. Tom Jobim é uma instituição nacional. Seu nome leva o Brasil, através de sua música, para todo o planeta. Voz de sobra. Dessas raras de se encontrar por aí. Timbre grave, amplitude tonal, elegância nas improvisações, Augusto Martins é um carioca que soube mixar o suingue das rodas de samba com o classicismo das aulas de canto. Tem alguns álbuns gravados e o respeito de nomes do quilate de Leila Pinheiro, Beth Carvalho, João Donato e Yamandú Costa que já participaram destes CDs. Acompanhado de Paulo Malaguti, arranjador e pianista que já tocou com Simone, Adriana Calcanhoto, Nana Caymmi e João Donato, Augusto injeta uma sonoridade jazzística muito original e paradoxalmente respeitosa dessa obra irretocável. Nela o cantor carioca passeia com rara elegância e desenvoltura. Comemorando os 90 anos de TOM JOBIM, em 2017, o duo lançou seu primeiro cd com sucessos e canções desconhecidas do grande público que delineiam também um show extremamente emocionante e sensível. “Chovendo na Roseira”, “Dindi”, “Samba do Avião”, “Por Causa de Você”, “Meditação”, “Pois é”, “Desafinado” são apenas alguns exemplos do que será mostrado... Raro cantor nesse universo musical onde pululam vozes femininas, ele é na definição de João Máximo (jornalista e crítico musical do Globo): voz brasileira. E precisa mais? Vale conferir. Em Janeiro festeja-se o nascimento de nosso maestro soberano - Tom Jobim. Mais do que nunca é necessário levar sua música a plateias diversas de maneira a contribuir para a preservação da memória de sua obra.


 

__________________________________





Nasceu em Montevidéu-Uruguai e é brasileira naturalizada. Iniciou seus estudos de violão em 1973 com Antonio Manzione, em Santos- SP e aperfeiçoou-se com Henrique Pinto (SP), Leo Soares (RJ), Abel Carlevaro (Uruguai) e Miguel Girollet (Argentina). É Bacharel em Música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) onde estudou com Turibio Santos. Obteve seu título de Mestre em Música na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), apresentando a dissertação “Nicanor Teixeira: a música de um violonista-compositor brasileiro”, em 1993. Desde 1990 é professora de violão na UNIRIO. Este concerto é um passeio emocional da intérprete por melodias que a tocam profundamente. Músicas brasileiras, argentinas e espanholas integram o repertório, são obras originais para violão solo e arranjos que parecem ter nascido para ele. Boa viagem!



__________________________________





Com o formato de história encenada, a encantação de nosso contar infantil - As aventuras de Kekerê e Onã, é o local onde as histórias sobre a humanidade são recontadas por nossos Griôt´s mirins embarcados em aventuras ao encontro das histórias, músicas e brincadeiras guardadas pelo deus do céu. Afirmando a África como o ponto de origem dos diversos povos que foram "se espalhando" pelo mundo embasados pela lei 10.639/03 o trabalho procura desconstruir o imaginário negativo sobre o continente e afirmar identidades plurais , corroborando com a construção de um novo cenário social em que as diferenças individuais e coletivas sejam valorizadas ,  para tanto há a afirmação de valores humanos e éticos através das histórias e músicas que fazem parte do espetáculo. O elo com universo infantil é construído através da adaptação da linguagem utilizando técnicas de contação de histórias, circo, teatro, canto e dança e fantoches.


__________________________________






O compositor Manoel Magalhães e a equipe da Horizontal Produções informam que não poderão realizar o show agendado para o dia 16/01 no Centro da Música Carioca. Em consequência de questões de ordem pessoal, a organização de todas as etapas de produção necessárias para a realização do espetáculo "Consertos em Geral" foi impossibilitada de acontecer de forma satisfatória. A produtora e o artista pedem sinceras desculpas a todos os profissionais do Centro da Música Carioca, ao público e à Secretaria Municipal de Cultura. 


__________________________________






Unindo sonoridades oitentistas, estética kitsch, hip hop do começo dos anos 2000 e um clima totalmente tropical e carioca, o projeto ROSABEGE é um coletivo de produtores musicais de Niterói (RJ) formado pelos músicos João Lucchese, Pedro Caiado, Thiago Fernandes e Vitor Milagres. Em 2018, tiveram seu primeiro lançamento, o EP entitulado "Astral Mediterrâneo, que traz três faixas autorais e inéditas banhadas em influências dos anos 80 e muito indie pop, synth e R&B. O visual do grupo também remete ao vintage. No segundo semestre de 2019, lançam seu primeiro disco, com 11 faixas, entitulado "IMAGEM". Sensorial ao extremo e donos de uma essência levemente etérea, no melhor sentido da expressão, o quarteto convidou pra se juntar a eles nessa viagem nomes como Ana Frango Elétrico, Gustavo Lessa e Kassin. Adriana Calcanhotto também se faz presente por meio da faixa “Seu Pensamento”, que ganha uma nova versão, totalmente repaginada.Tocando o repertório dos seu recente disco de estréia, Imagem, ROSABEGE traz pro palco dois artistas da sua geração pra releituras dos seus trabalhos e intervenções no som do grupo.



__________________________________




NOTA DE CANCELAMENTO - SHOW JOIA

Informamos que as apresentações do show Joia marcadas para o dia 18/01/20, às 17h e 20h, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, foram canceladas por causa do falecimento do músico Chico Oliveira, integrante do show ao lado de Jussara Silveira, Lan Lanh e Rodrigo Faria. Todos da equipe se solidarizam com familiares e amigos do músico e em breve anunciarão uma nova data. Agradecemos a compreensão.


__________________________________



** Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do show, por ordem de chegada e sem lugar marcado **

Um dos maiores sambistas da história da música brasileira foi o primeiro homenageado da série Tributos, projeto da Orquestra Petrobras Sinfônica. No ano passado, os sucessos de Cartola ganharam arranjos sinfônicos de Marcelo Caldi celebrando os 110 anos do nascimento do cantor e compositor. O álbum está disponível nas plataformas digitais. O repertório será apresentado por um octeto de sopros e percussão, e terá clássicos como “As Rosas Não Falam”, “O Mundo é um Moinho”, “O Sol Nascerá” e “Alvorada”, além de “Minha”, “Peito Vazio”, “Preciso Me Encontrar”, “Que Sejas Bem Feliz”, “Disfarça e Chora”, “Tive Sim” e “Ensaboa”.



__________________________________




Uma aventura musical através do olhar do Ton e Juju por um parque encantado. Esse divertido passeio proporciona encontros com seus mais diversos frequentadores. Uma inusitada amizade entre o Gente Boa, um gato mágico e Tuti, o cachorro diferente. Esbarram também com a Sapa Cega e seus ensinamentos sobre adaptação, Maria Alice e suas 4 irmãs em um dilema sobre individualidade. Aprendem uma importante lição com o Enzo, o boneco de papel cheio de coragem e a Vovó, uma sereira que voa no céu. Uma linda história pautada em mensagens que acreditamos ser cada mais esseciais para mudar o mundo em que vivemos.



__________________________________






A artista retoma o repertório do elogiado álbum e aponta novos caminhos Katia B celebra os 16 anos de lançamento de Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode com um show acústico em que reúne o repertório de seu aclamado álbum, canções de outros trabalhos e uma inédita do compositor carioca Antonio Saraiva, que fará uma participação especial na canção Samsara, lançada com videoclipe no dia 22 de agosto. No show Katia B estará acompanhada pelos músicos Bernardo Bosisio (guitarra/violão) e Guilherme Gê (piano), com quem tem trabalhado ao longo de sua carreira. Refinamento vocal e instrumental definem a atmosfera desse encontro, que revê um trabalho presente na memória de um público amplo e fiel. Entre outras canções, o espetáculo reúne Só Deixo Meu Coração na Mão de Quem Pode e Parece Mentira, hits do celebrado álbum; Viajei (Vitor Ramil) e Cais ( Milton Nascimento/Ronaldo Bastos), gravadas em outros trabalhos; arranjos para clássicos da música brasileira como A Rã ( João Donato/ Caetano Veloso) e Insensatez ( Tom Jobim e Vinícius de Moraes); e a nova Samsara (Antonio Saraiva).



__________________________________




Com uma seleção musical abrangente e significativa, o show/homenagem ao maestro soberano, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (TOM JOBIM), exalta toda a exuberância e grandiosidade da obra de um dos mais importantes compositores de todo o mundo. A direção musical do show e os arranjos originais ficaram a cargo dos maestros Rafael Barros Castro (piano e voz), e Jaime Alem (violão e voz), que recebem o quinteto de cordas da OSRJ – Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (dois violinos, viola, violoncelo e contrabaixo) tornando ainda mais especial e sensível essa bela homenagem, que conta ainda com a participação especial da cantora Nair Cândia.




__________________________________




Ronaldo Cotrim, músico, compositor e professor vem há muitos anos compondo para o universo infantil. Entre trilhas sonoras para teatro, discos como "Minha Cantiga" (Sony/BMG), filmes, tais como "Mãos de Vento, Olhos de Dentro" (de Suzana Lira), séries de TV como "Livros Animados" (Canal Futura) e séries para Internet (De Criança Para Criança), Ronaldo tem um grande repertório no universo infantil. Em 2014, quando ingressou como professor de musica da Educação Infantil do colégio Pedro II, passou a compor canções a partir dos projetos das suas turmas. Normalmente acompanhadas de uma brincadeira cantada, as canções trazem as falas, os sentimentos e melodias expressadas pelas crianças.Este projeto é fruto do desejo de compartilhar com crianças e adultos de outros cantos as canções e brincadeiras criadas nesses anos no CREIR (Centro de Referência em Educação Infantil de Realengo). Para isso, reuniu outros professores da escola para formar um conjunto no intuito de cantar e tocar as músicas e brincadeiras criadas junto aos seus alunos do Colégio Pedro II

__________________________________






João Mantuano é compositor e poeta, intérprete e violonista, faz dupla com Chico Chico e tem seu próprio trio, que em dezembro lançará o disco "Por Onde Anda o Tempo", em fase final de gravação. Dizem que João tem a alma velha, estima-se que seja uma reencarnação de algum cantor de blues ou folk dos anos 30. São dois gêneros musicais presentes mas não limitadores. Há muita influência de música latina, espanhola e jazz na sonoridades de suas diversas canções. O encontro musical com Chico Chico (voz e violão), abriu duas poderosas frentes de trabalho. A dupla que vem apresentando um show arrebatador recheado de músicas autorais e releituras de canções de ídolos como Luiz Melodia, Chico César, João do Vale, Caetano Veloso… E lançarão em 2020 o disco da dupla acompanhada pela banda “13.7”, essencialmente autoral. Instigante principalmente por sua formação incomum e pela qualidade das composições apresentadas pelo Chico e João, trabalhadas coletivamente por todos os envolvidos, e aí temos: Lucas Videla (percuteria), Miguel Dias (baixo) e Pedro Fonseca (teclados). Ou seja, por aqui o som nunca vai parar de rolar. 

__________________________________






Três artistas e duas gerações fundem- se no palco. Feital, representante da mais genuína música brasileira, poeta e compositor, uniu-se a Lucas Bueno, considerado um dos mais brilhantes criadores do novo cancioneiro nacional, e conceberam "Lágrimas", já apontada pela crítica especializada como obra-prima. Nina Wirtti, que emprestou sua voz, participação especialíssima no CD, e intérprete do mais alto quilate, é um diamante que cintilará nesse colar de três pedras raríssimas. O espetáculo retrata, fielmente, o quadro social de um Brasil apaixonado, dramático e, ao mesmo tempo, combativo e esperançoso. Os esquetes, bordados por textos poéticos, conduzem a plateia pelas estradas da resistência e da emoção!