Programação da Semana

Programação Fevereiro





Victor Mus apresenta “Íntimo”, seu novo show em voz e violão Espetáculo encerra projeto intimista criado durante a pandemia --- Victor Mus celebra uma nova fase na carreira com o show “Íntimo”. Após o lançamento do projeto de mesmo nome, uma trilogia composta por músicas, textos e vídeos criados em casa durante a pandemia, chega a hora do artista apresentar seu último lançamento no palco do Centro da Música Carioca Artur da Távola.

Um show único, intimista, que explorará a essência romântica e reflexiva de um legítimo representante da poesia em forma de canção popular. No repertório, além de “Apaixonado”, “Logo de Manhã” e “Lá Fora”, músicas que compõem o projeto, o artista também trará outras já conhecidas do público, como “Vapor” e “Coragem” presentes em no EP “Meus Nós”, lançado em 2019, além de inéditas. Apresentar as canções em seu formato original, em voz e violão, é mais um passo na proposta de aproximação do artista com seu público, com a crueza e a simplicidade sendo utilizadas para reafirmar sua força criativa.






Marcel Powell e Thais Motta homenageiam Paulo César Pinheiro. A união dos talentos desses dois artistas a serviço da obra desse grande mestre, é fazer aos admiradores da Música Brasileira vivenciarem uma releitura de clássicos da nossa música. Canções como "Refém da solidão", "Violão Vadio" e "Cai Dentro", fazem parte do show e serão exploradas ritmicamente tanto na parte vocal, quanto na parte instrumental, pois uma das coisas que Thais e Marcel gostam de fazer é se desafiarem ritmicamente, e se tratando dessa obra, que já é uma riqueza rítmica por si só, torna-se um prato cheio para essa aventura musical, sendo que eles ainda querem ir mais além o que torna o concerto uma grande diversão para os artistas e para o público. 







O espetáculo O Homem Foca é realizado por um dos maiores malabaristas do Brasil. Guga Morales, reconhecido não somente em território nacional mas também em diversos Festivais ao redor do mundo, não só pela precisão dos seus movimentos, mas também por ser uma modalidade pouco explorada no Brasil.

O equilibrismo dissociativo juntamente como malabarismo não convencional é uma experiência única para o público. No Espetáculo o Homem Foca é utilizado improvisações, comicidade e muito jogo de cintura que faz com que o espetáculo seja divertido, leve e surpreendente.


Foi criado se apresentando ao redor do mundo em praças e ruas, usando uma linguagem universal, conseguiu descobrir uma maneira de encontrar palmas e sorrisos em diferentes culturas, usando técnicas finas de malabarismo e comicidade sempre atraindo muitas pessoas e grande intimidade com o público, transformando o show em algo simples, modesto, carinhoso e único.














O compositor carioca Jorge Mendes apresenta o show de lançamento do seu EP de estreia "Cadê a gente?". Passeando por sonoridades que vão do bolero jazzístico ao maracatu eletrônico, a forma canção é explorada nas suas múltiplas potencialidades para tentar dar conta, ainda que de forma fragmentária, da experiência de se viver em um mundo repleto de incertezas. As músicas, compostas ao longo do período de isolamento social, foram a forma pela qual o compositor pôde elaborar toda a gama de sentimentos, intuições, reflexões e questionamentos acerca do turbilhão de acontecimentos recentes: a pandemia do coronavírus, o distanciamento das pessoas, a tecnicização da experiência humana, a tragédia social, política e humanitária do Brasil e, sobretudo, como isso culmina numa experiência generalizada de desamparo. Apesar disso, o compositor não adota um discurso fatalista; ao contrário, sugere que vivamos o presente, o aqui e agora e valorizemos os nossos afetos, como celebração necessária da vida: “Lembra de olhar o céu, lembra que existe um chão pra pisar/Lembra que eu tô aqui, ouve a nossa música” (trecho da canção "Lembra"). Além das canções de Jorge Mendes, entram também no repertório músicas de outros compositores da MPB, alguns já consagrados e outros da nova geração, que dialogam com a temática do show: é o caso da sua releitura de "Cérebro eletrônico", de Gilberto Gil, e "Não me conhecem", de Luciane Dom. O show conta com parte dos músicos que participaram da gravação do EP. A banda é composta por Davidson Ilarindo (bateria), Daniel Martins (contrabaixo), Henrique Vaz (trompete e teclado), além do próprio Jorge Mendes (voz, violão e guitarra), que também é responsável pelos arranjos. Participam também as cantoras Dora Nascimento e Milena Magalhães como vocais de apoio, além de Lu Fogaça e Inês Carreira como participações especiais.




A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Neste período pandêmico tem sido realizado de forma online. O Sarau sempre traz convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz.

O convidado desta edição é o violonista, Rafael Sepulveda, niteroiense que iniciou seus estudos de violão, percepção e teoria musical em 2017 com Valéria Gomes. Em 2018, foi o primeiro colocado do Processo Seletivo para Bacharelado em Violão da UNIRIO, passando a ser orientado por Nicolas de Souza Barros. Em 2020, foi o 4° colocado no Concurso Nacional Virtual de Violão da Av-Rio. No mesmo concurso, em 2021, foi o 2º colocado. Já se apresentou no 56o Festival Villa Lobos (Museu Villa-Lobos, Rio de Janeiro) e em recitais coletivos de violão na UNIRIO. Também, tem tocado em cerimonias e eventos didáticos na região de Niterói e é compositor e membro ativo do coletivo artístico Djabiro Circus.


PROGRAMA:

Baden Powell (1937-2000) - Das Rosas

- Valsa sem nome

Rafael Sepulveda (2000) - Essas coisas

J. S. Bach (1685-1750) - Prelúdio BWV 997

- Prelúdio BWV 1006ª

- Adagio da sonata BWV 1001

S. L. Weiss (1687-1750) - Fantasia

D. Scarlatti (1685-1757) - Sonata K.408

J. Rodrigo (1901-1999) - Sonata Giocosa

I. Allegro Moderato II. Andante Moderato

F. Chopin (1810-1849) - Notturno Op.9 No. 2





CAUBY PEIXOTO será homenageado pelo cantor Wladimir Cabanas que aproveita essa grande oportunidade de interpretar o repertório de um dos maiores intérpretes da música brasileira, para comemorar seus 30 anos de carreira artística iniciadas em 1992.

No repertório, canções que ficaram eternizadas na voz do Cauby, como ‘Conceição’, ‘Bastidores’, Sorri (Smile), É tão sublime o Amor, Chão de Estrelas , Mulambo, ‘A Deusa da Minha Rua’, ‘Blue Gardênia’, ‘Onde Anda Você’, ‘Ave Maria no Morro’, ‘Ninguém é de Ninguém’, ‘Samba do Avião’, ‘Começaria Tudo Outra Vez’, Perfídia, Tango pra Teresa.

O cantor Wladimir Cabanas convidou o tecladista Moisés Pedrosa, que trabalhou por oito anos com Cauby Peixoto, para acompanhá-lo nesse novo projeto.

SALVE CAUBY! conta ainda com a participação especial da cantora Tania Apelbaum Novak que apresentará canções gravadas por Cauby e sua principal parceira, Ângela Maria.










Ossain nos ensina: Verdes, alaranjadas, marrons - há folhas! Miudinhas, ouriçadas ou reluzentes - há folhas! E elas guardam segredos que Kekere te convida a desfolhar. Descobrir o que nutre, o que cura e o que faz sonhar. Neste espetáculo, contamos a história do orixá Ossain, guardião do segredo das ervas. Com ele construímos um espaço de encontro e celebração.










"Aquino e a Orquestra Invisível Ao Vivo" é a celebração física dos dois primeiros anos de trabalho da banda carioca Aquino e a Orquestra Invisível, que em abril de 2021 trouxe ao mundo a concretização de sua miscelânea musical no disco de estreia "Os Prédios Cinzas e Brancos da Av. Maracanã". Quase um ano após o lançamento, o trio leva ao Centro da Música Carioca Artur da Távola o espetáculo que dialoga com a geografia tijucana, paisagem que deu estrutura ao debute musical imerso nas vivências urbanas. No dia dezoito de fevereiro, João Soto, Leandro Bessa e João Vazquez sobem ao palco pela primeira vez, acompanhados por Juan Phelipe e Reinaldo Godoy, no trombone e no trompete, dando vida e corpo a tal Orquestra Invisível, em uma apresentação que reúne o repertório eclético e colorido apresentado até agora. 






Fernando Brant. Seu repertório está sempre recheado das músicas mineiras.

E agora o convite do produtor João Luiz Azevedo veio de encontro a uma paixão antiga pelas melodias enriquecidas do Clube de Esquina.

Ao lado dos violões/ Guitarra e direção musical de Márcio Souza e os teclados de Dodô Moraes, Andréa Montezuma canta Minas Gerais e chega nos corações cariocas com canções como ‘Tudo Que Você Podia Ser’, ‘Vento de Maio’, ‘Clube da Esquina’, ‘Maria Solidária’, ‘O Sal da Terra’, ‘Cais’, ‘Feira Moderna’, ‘Paula e Bebeto’ dentre outras.







A matriz cultural africana é uma das bases civilizatórias que fundou a sociedade na qual vivemos. Esse projeto se justifica por reverenciar tal matriz a partir da arte da palavra, de forma lúdica, de maneira acessível a todos os públicos (crianças, jovens e adultos), e por potencializar a construção de um imaginário positivo sobre os saberes e os valores africanos e afro diaspóricos.






O espetáculo de contação de histórias “Floresta Encantada” apresenta por meio de bonecos, músicas, adivinhações e outras brincadeiras populares, histórias em que os protagonistas superam as dificuldades encontradas pelo caminho com muita esperteza, buscando sempre uma relação harmônica com a natureza. O espetáculo interage com o público, que é estimulado a se tornar personagem das histórias, descobrindo os encantos da floresta e vencendo os desafios junto com os protagonistas.

Os participantes vão descobrir porque o jabuti possui um casco que parece todo rachado e tentarão memorizar o difícil nome de uma fruta no conto “O Jabuti e a Fruta”. Também serão transportados para uma ilha para ajudar um coelho a bolar um plano para impedir que uma baleia e um elefante dominem todos os animais, na história “Como o coelho venceu a baleia e o elefante”. E por fim, na história “A Sopa de Pedras”, toda narrada por meio de bonecos, vão acompanhar uma difícil aposta do esperto Pedro Malasartes.







EXPOSIÇÃO MÚSICA BRASILIS

Curadoria: Rosana Lanzellote

Uma viagem pelos 500 anos da música no Brasil. Essa é a proposta da exposição interativa Música Brasilis, que chega ao Centro da Música Carioca Artur da Távola, na cidade do Rio de Janeiro, na próxima quarta-feira, dia 20 de setembro. A exposição é realizada pelo Instituto Musica Brasilis, sob a curadoria de Rosana Lanzelotte e traz a primeira linha interativa que mostra momentos emblemáticos e os músicos através de exemplos dos seus repertórios. Por meio de instrumentos musicais, vídeos e instalações interativas que ilustram os 5 séculos de música brasileira.

O projeto resgata a música brasileira, mostrando em três módulos, os instrumentos dos índios tupinambás passando pelos dos escravos africanos, chegando aos de origem europeia de diversas épocas, até os dias de hoje. Também conta com jogos onde os visitantes aprendem como funcionam as partituras e ainda podem brincar de compor a sua própria música.

MÓDULOS DA EXPOSIÇÃO

A - INSTRUMENTAL: instrumentos de origem indígena, europeia e africana. Em um totem interativo, o visitante seleciona vídeos que mostram como funcionam os instrumentos de diversas famílias – teclados, cordas, percussão e sopro ‐, em que músicos descrevem suas características e emprego na música.

 B – JOGOS:

JOGO DE COMPOR: os visitantes "criam" a própria música a partir de trechos pré-gravados. As diferentes seções da mesa correspondem aos "ingredientes" da música: ritmo, melodia e harmonia.

 JOGO DE MIX: possibilita aos visitantes entender, através de animações, como funciona a notação musical. Os visitantes podem atuar sobre o volume de partes da instrumentação, para compreender como se somam para formar a música.

 C - LINHA DO TEMPO DA MÚSICA BRASILEIRA: propicia o acesso a informações e vídeos de obras de mais de 500 compositores brasileiros. Os conteúdos são provenientes do portal Musica Brasilis e podem ser filtrados por autor, período e gênero.

 Serviço:

Exposição Música Brasilis

Horário de visitação: Quinta a Domingo – 10h as 16h

Local: Palacete Garibaldi

Entrada Gratuita

Agendamento: www.sympla.com.br/centrodamusicacariocaarturdatavola