Programação da Semana

Programação Fevereiro 2019


_______________________________




Lançamento do CD que foi dirigido pelo Miele, com canções inéditas e regravações de Clássicos da MPB, o show é uma homenagem ao Miele, padrinho Musical de Elohim Seabra, que hoje é representante legal de suas obras. No repertório, canções inéditas de compositores de renome como Ivan Lins/Claudio Lins, Aldir Blanc, Moacyr Luz, entre outros, e ainda conta com apoio e participação especial de Roberto Menescal (Ipanema Blue). Quatro novas releituras são apresentadas, Canção da América (Milton Nascimento/Fernando Brant) e Eu vou tirar você desse Lugar (Odair José) e Fanatismo (Fagner).

_______________________________




Com Sérgio Hinds e Cezar de Mercês da Banda "O Terço". Participação especial de Silvio Charles (percussão e voz).
Enquanto a banda Terço prepara o seu novo trabalho com Flávio Venturini e Sérgio Magrão, Sérgio Hinds e Cezar de Mercês resolvem fazer uma turnê com um show semi-acústico tocando os Rocks Rurais do Terço e da dupla Sá e Guarabira. O show contem as principais músicas acústicas da banda e da dupla e que originaram o Rock Rural. Além das músicas que contam histórias engraçadas da relação estreita que tiveram com Sá, Guarabira e o maestro Rogério Duprat quando trabalharam e gravaram juntos no Estúdio Vice e Versa do Duprat em São Paulo.
_______________________________




Em 2018, o Quartessência lançou seu primeiro CD: “Música Brasileira para Quarteto de Saxofones”. O projeto é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido nos últimos anos sobre o repertório brasileiro de câmara para quarteto de saxofones. O repertório faz uma homenagem a compositores considerados pilares da música brasileira, tais como Anacleto de Medeiros e Ernesto Nazareth chegando a contemporâneos como Maurício Carrilho, Nailor Azevedo (Proveta), Lucas Porto e Vinicius Lugon.



_______________________________





No espetáculo, além da cantoria com as cantigas de roda e a citação de parlendas interativas, também canções inéditas de Gedivan Albuquerque, feitas em geral para peças de teatro. O show pretende ter um tom de festa, com a participação e interação do público infantil presente.

_______________________________




No repertório, clássicos como Morena do Mar, Na Baixa do Sapateiro, Você Já foi à Bahia, Camisa Amarela, Só Louco, entre outras pérolas, que contam ainda com novos arranjos do compositor, cantor e instrumentista Rômulo Gomes. Acompanham a cantora um trio formado por piano, baixo e bateria.
Lu Oliveira lançou seu primeiro disco "Sou Eu" em 2013 e foi aclamada por nomes como Roberto Menescal, Zé Renato e Moacyr Luz. Atualmente está em fase de produção de seu 1º EP autoral, que será lançado neste ano.

_______________________________





Paula Faour faz um passeio por grandes temas conhecidos do público, convidando o espectador a apreciar algumas pérolas criadas por gênios da canção brasileira como Tom Jobim, Johnny Alf, Marcos Valle, Burt Bacharach e composições próprias. O repertório é baseado nestes grandes compositores da música popular brasileira e nos dois CDs de carreira da pianista, que recria as canções dando uma roupagem extremamente elegante e moderna aos arranjos. A formação da banda é um Trio composto de piano, contrabaixo e bateria.

_______________________________





A banda Tempo Rei é formada por Aprígio Berth (vocais), André Barros (Guitarra), Maurício Figueiredo (Baixo Elétrico), Reinaldo Pestana (Bateria e Percussão) e também Renato Catharino (Teclado).
O show têm no set list releituras de algumas composições de Gilberto Gil, artista a quem o CD é dedicado, além de canções autorais da banda.
No repertório estão incluídos vários estilos musicais brasileiros como o Maracatu, Frevo, Ijexá, Bossa Nova. Além do Jazz e Rock que estão sempre juntos nas interpretações de cada músico.





_______________________________





A orquestra de Violões da AV Rio realiza mensalmente, a série “Saraus da Associação de Violão do Rio de Janeiro no Centro da Música Carioca Artur da Távola”, no qual o violão é a estrela principal. Aberto ao público, que também poderá tocar, o Sarau terá convidados especiais, mostrando o violão em suas diversas formas: o clássico, o flamenco, o contemporâneo, o violão no choro e no jazz.

Aline Talon (Soprano)
Natural de Minas Gerais, é formada pela classe do prof. Dr. Inácio de Nonno, Bacharelado em Canto pela Escola de Música da UFRJ.
Atualmente é integrante do grupo vocal Madrigal Contemporâneo desde 2015, atuando no repertório brasileiro contemporâneo, entre outros madrigais. Integra também o coro Brasil Ensemble UFRJ e o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro.
É professora de canto lírico, popular e iniciação musical infantil na Academia de Música Cartaxo desde 2017.

Max Riccio (Violão)
Natural de Natal-RN se formou Bacharel em Violão pela Escola de Música da UFRJ. É Mestre pela UNIRIO no programa de Mestrado Profissional (PROEMUS/UNIRIO) e autor do livro didático O Violão entrou na roda: um guia prático para principiantes, publicado pela Editora Irmãos Vitale. Participou como intérprete de masterclasses com o Leo Brouwer (Cuba) e Sergio Assad (Brasil/EUA), entre outros. Lançou um disco com o Duo The Biedermeiers, álbum este que foi indicado como o CD da Semana pela Rádio Cultura FM e mencionado como um dos mais originais lançamentos musicais do ano de 2016, pelo jornal O Globo.

_______________________________





A cantora Adriana retorna aos palcos cariocas com o show “Te amar é tão bom”. No repertório consagrados sucessos e surpresas como Alô Meu Bem! Eu Voltei, versão da música Allone Again, sucesso de Gilbert O’Sullivan (versão de Marcio e Marcos Monteiro/ Carlos Duarte), É Só Você Voltar (Gilson e Joran), e Emoções Suburbanas (Altay Veloso e Paulo Cesar Feital). E levando aos seus fãs, um CD independente, "Adriana 14 Sucessos", que com a fala rouca e o jeito de menina-moça, continuam encantando o seu grande e fiel público.

_______________________________




Henrique Bonna Violeiro Carioca, Maestro do Caipirando e Membro da Família Bonna. Comemora 30 anos de Careira com o lançamento do CD BONNA.
Um trabalho todo dedicado à viola e suas possibilidades, quatro músicas cantadas e nove instrumentais. Neste CD, Henrique Bonna passeia por várias de suas influências, que vão de Villa Lobos a Pink Floyd, de Almir Sater a Ben Harper, tudo misturado por sua viola caipira.

_______________________________




O “Era uma Vez” veste a sua mais colorida fantasia e entra na maior de todas as festas – o Carnaval. Neste espetáculo, Silvia Castro e Paulo Bi transformam em narrativas, as clássicas marchinhas. Em meio às canções e às histórias, personalidades e fatos marcantes dessa grande festa popular são apresentados ao público de modo lúdico, divertido e inusitado. Ao final, todos, artistas e plateia são convidados a brincarem juntos e caírem na folia.

_______________________________





Celebrando o Dia Mundial do Rádio, o cantor Eduardo Canto nos remete ao universo dos apaixonados através das histórias e canções de Jair Amorim e Evaldo Gouveia.
Jair Amorim era secretário e diretor da UBC - União Brasileira de Compositores - quando conheceu Evaldo Gouveia, que tentava se filiar à associação em 1958. Alguns elogios e rasgação de seda por parte de Evaldo Gouveia a Jair Amorim, e naquela mesma noite se iniciou uma das parcerias mais famosas da MPB.
No roteiro do show: Brigas, Sentimental Demais, Bloco Da Solidão, Tango Pra Tereza, Somos Iguais, Tudo De Mi, Oferenda, Ninguém Chora Por Mim, O Conde, Um Trovador, Alguém Me Disse, O Mundo De Pixinguinha, E A Vida Continua.

_______________________________




Leandro Braga (piano), Rodrigo Villa (contrabaixo) e Rodrigo Scofield (bateria).
Este trabalho explora a obra do compositor Heitor Villa-Lobos em um formato camerístico, piano, contrabaixo e bateria, permitindo um leitura jazzística, sem distorcer a essência estética das peças do maestro.
No espetáculo o trio explorará a capacidade criativa e improvisatória em várias peças do mestre, como “O Trenzinho do Caipira”, “Prelúdio da Bachiana nº 4”, “O Polichinelo “, “A lenda do caboclo”, “Valsa da dor”, “Choro n° 1”, e outras. 
No repertório, além de canções do grande maestro, composições também de Leandro Braga, que fizeram parte de seus cds, agraciados com o Prêmio Sharp e indicação ao Grammy, já que Villa-Lobos é uma das grandes influências do músico.

_______________________________




Sidney Mattos (teclado e voz), Fernando Moraes (teclado), Flávio Pereira (baixo), João Cortez (bateria e percussão), Elly Werneck (bateria e percussão) e Felipe Trocado (sax e flauta)
O músico e compositor Sidney Mattos lança seu mais recente CD A SEGUNDA PARTE DO TEMPO. São treze canções com ênfase, principalmente, no amor. Sidney assina todas as canções além de produzir, dirigir e arranjar o trabalho. Parceiros novos como Nei Lopes, Luiz Avellar, Fernanda Cruz Filha, Carlos Colla, Lucio Celso Pinheiro e Kuri juntam-se aos mais antigos como Luiz Alfredo Millecco e Ivan Wrigg.

_______________________________



Rildo Hora (arranjos, realejo(gaita), violão e voz), Misael da Hora (piano e voz) e Patrícia Hora (voz).
A Família Hora tem no seu DNA a música. Conviveram com as artes dentro de casa, através da presença constante de músicos, compositores, cantores, pessoal das artes cênicas, poetas, jornalistas, gente do Rádio e TV.
Sendo assim, foi natural que os filhos: Misael e Patrícia seguissem os passos do pai: Rildo Hora, por terem crescido num ambiente propício, onde cantavam e tocavam com ele informalmente. O conhecimento a priori passado de pai para filhos, foi ampliado através dos amigos professores: Maestro Guerra-Peixe e a pianista de Câmara Laís Figueiró, com os quais Rildo aprendeu muito e os apresentou aos seus filhos para lhes transmitir conhecimento formal de música.
Recentemente, o CD autoral de Rildo entitulado: “Eu e minha filha”, reuniu os três membros da família e deu a ideia do atual projeto: Família Hora: o Maestro e seus filhos. O espetáculo mostra parte da trajetória musical de Rildo, seus sucessos, suas vivências e o prazer de tocar em família de maneira lúdica e formal.

_______________________________




A bateria de Roberto Rutigliano e o violão de Caio Márcio Santos, juntos interpretam composições como “Passarim” de Tom Jobim, “Deixa” de Baden Powell e “Nítida e obscura” de Guinga. O espetáculo teve estreia na Sala Cecilia Meireles e passou por outros espaços culturais como Cabriola e o Bar dos Descasados.

_______________________________




Os cantadores de histórias Jujuba e Ana criaram o grupo samba Lelê, para difundir o samba e suas vertentes. No espetáculo são tocadas cantigas tradicionais de brincadeira de roda em ritmo de samba, alguns clássicos sambas de roda, e canções de grandes compositores, como Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, que são abrangentes ao universo infantil.

_______________________________





Karlo Muniz (voz), Sergio Silva (violonista, violão 7 cordas), Carlos Antonio Lucas Mendes (cavaquinho), Ronaldo Scampa (flauta, gaita e voz), Mauricio Borioni (percussão, bateria) e Raphael Seraphini (percussão)
O trabalho minucioso na escolha do repertório pretende fazer uma viagem musical com releitura contemporânea das canções, pela vida e obra de Noel de Medeiros Rosa, através da interpretação de Karlo Muniz e sua banda.

_______________________________





Um bandolim, um violino e múltiplas possibilidades sonoras. Essa é a proposta do duo formado pelos instrumentistas Carol Panesi e Pedro Franco.
No repertório, o duo combina samba, choro e forró com o improviso virtuoso do jazz, interpretando Hermeto Pascoal, Luiz Gonzaga, Cartola, entre outros, além do repertório autoral.

______________________________




Comemorando 20 anos de carreira, o cantor Luiz Henrique fará show de lançamento do seu novo CD, Sambas que o Tempo Levou. Todos que comparecerem serão presenteados com o novo CD.
Com produção e arranjos do bandolinista Ricardo Calafate, Luiz dá mais um mergulho na memória musical brasileira, ao selecionar doze obras que, embora sucesso nas vozes de intérpretes como Carmen Miranda, Francisco Alves, Aracy de Almeida e Otília Amorim, hoje não fazem parte do conhecimento do grande público. Dentre os compositores, marcam presença Noel Rosa, Sinhô, Custódio Mesquita, Henrique Vogeler, Eduardo Souto e J. Aimberê. Participaram da gravação músicos consagrados como Alceu Maia, Dirceu Leite, numa seleção de sambas, sambas-canção e sambas-choros. O álbum terá sua primeira tiragem distribuída gratuitamente a fim de difundir ao máximo pelo país a obra desses importantes nomes do cancioneiro popular.

_______________________________


Em “Encontros Musicais”, o pianista e compositor Francis Hime apresenta algumas de suas mais famosas canções e o processo de criação por trás delas. No formato de palestra-show, Francis dialoga com a plateia ao apresentar cada uma de suas composições, tendo como referência o livro “Trocando em miúdos as minhas canções”. De autoria do próprio Francis, o livro aborda detalhadamente o processo de criação de suas obras , tanto na música popular como na erudita.
Na apresentação, com direção de Flávio Marinho, Francis busca transpor para o palco o mais fielmente possivel todos os relatos e experiências que o livro traz sobre a criação de várias de suas obras. Ao reproduzir para o público o conteudo dos exemplos sonoros do livro, tocando e cantando ao piano juntamente com Olivia Hime, Francis examina as semelhanças de uma maneira muito dinâmica, interagindo com a plateia e comparando suas canções com composições de outros criadores. Assim, embora para de um roteiro recheado com seus muito sucessos, como Atrás da Porta, Meu Caro Amigo, Passaredo, Vai Passar, etc, esta interação faz com que o espetáculo também seja construído em conjunto com o público.
_______________________________



Em seu mais recente trabalho, o violonista Lucas Félix apresenta um show transitando entre a música clássica e a música popular brasileira, trazendo compositores como Heitor Villa-Lobos, Luiz Bonfá, Garoto e Tom Jobim. O show mostra um panorama do violão na música brasileira, passando por diversos ritmos como o choro e a bossa-nova.

_______________________________




Roni Valk (voz), Bianca Vivarelli (voz), Nico do Cavaco (cavaquinho), Mauro Rocha (contrabaixo), Marcelo Sant´Anna (bateria/percussão) e Luís Medina (sopro).
Bailinho infantil da banda Roni e As Figurinhas com apresentação de um pot-pourri de marchinhas e sambas populares de carnaval, bem como premiadas composições carnavalescas do autor.

_______________________________




Em 2016 veio ao Brasil para estudar português e conhecer melhor os instrumentos de samba. Nesse período tocou na bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. A partir dessa experiência, Minami se interessou pelo canto e no retorno ao Japão começou a firmar uma carreira de cantora integrando o Grupo Hortelã, especializado em música brasileira, principalmente o samba. No repertório Feitio de Oração e Conversa de Botequim de Noel Rosa e o Samba é Meu Dom de Wilson das Neves.
A direção musical é do percussionista e mestre de bateria Mangueirinha.
_______________________________




Show de lançamento do disco Suingue Pesado, gravado na primavera de 2018, o disco traz o verdadeiro suingue carioca com muito samba jazz, baião, maracatu, samba, uma celebração a música brasileira. O disco conta com nomes como: Sérgio Barroso, Jamil Joanes, Flavio Pereira, Ney Conceição, Luiz Otávio, Fernando Moraes, entre outros.






Nenhum comentário