Programação da Semana

Fevereiro 2020 - Programação











A Orquestra Sanfônica do Rio de Janeiro, formada por sanfoneiros, cantores e percussionistas, revive os áureos tempos do instrumento de fole no Rio de Janeiro e no Brasil, e inova ao incluir em seu repertório canções regionais nordestinas – de autoria de Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Sivuca, entre outros – ao lado de músicas autorais, criadas, em sua maioria, pelos membros do grupo. O objetivo é romper as fronteiras da música e revelar a grandiosidade e versatilidade do instrumento, expandindo-o para novas fronteiras sonoras. A Orquestra é idealizada e comandada por Marcelo Caldi, expoente da nova geração brasileira de músicos e um dos responsáveis por revitalizar o acordeom no cenário contemporâneo, dando ao fole um novo “sotaque”, em diálogo com o choro, baião, tango e outros gêneros latinos. Caldi é também diretor musical e arranjador do grupo. Dentre os componentes, destaca-se ainda a arte-educadora, regente e professora Norma Nogueira, coordenadora do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra e responsável pelo núcleo de acordeom da Escola Villa-Lobos, de onde saíram a maioria dos membros da Sanfônica.



_________________________________________________




Violonista, compositor e arranjador Victor Ribeiro - também integrante do Relógio de Dalí, quarteto instrumental de destaque do Rio de Janeiro - apresenta na formação de trio um show instrumental contagiante, repleto de nuances, suingue e improvisação lança “Ronda da Capivara”, seu álbum de estreia solo. O registro traz uma nova linguagem de música instrumental, explorando uma sonoridade contemporânea do violão 7 cordas, repleta de nuances, suingue e improvisação como uma apresentação ao vivo, criando canções contagiantes para o ouvinte. O projeto, que conta com a participação do músico Gabriel Grossi, já está disponível nas plataformas de música digital. Ao lado dos grandes e jovens músicos Pablo Arruda (contrabaixo) e Lucas Fixel (bateria), Victor apresenta composições próprias que flertam com os gêneros do jazz contemporâneo, ritmos regionais brasileiros, rock e música erudita, além de releituras.




_________________________________________________




Raphael Moreira é publicitário, músico, escritor pós graduando em Educação Infantil e Desenvolvimento. Formado em Comunicação, fez sua monografia sobre a história do samba e criou o projeto “Um Resumo do Samba – uma viagem pela sua história”. Este projeto inspirou o Samba Menino, resultando no primeiro livro em 2011. O roteiro do espetáculo "Samba Menino – a história do samba contada para a criançada” passeia pela história do gênero de maneira divertida e encantadora, e sambas antológicos são cantados pelo elenco que conta com o próprio autor Raphael Moreira e mais 5 artistas.



_________________________________________________




Camilla Marotti, petropolitana, cantora, atriz e modelo (Ford Models), é dona de um timbre e de uma extensão vocal que tem impressionado os especialistas (incluindo recente trajetória no The Voice Brasil) e encantado os fãs, lotando importantes casas de show no Brasil. Essa passagem trouxe para Camillla uma imensa legião de novos fãs. Recentemente Camilla vem se apresentando solo com seu repertório Soul, R&B e Blues, e também com seu Tributo a Divas das últimas décadas. 



_________________________________________________




"Ouça a Mulher do Novo Dia" Título do primeiro álbum da cantora Nana Kozak. É essencialmente o movimento de uma cantora: samba, tambores d'África, baladas. Nana percorre os estilos da canção para levar aos ouvidos as experiências da palavra cantada. O espetáculo pretende levar ao grande público os dramas, as dores e as delícias do universo feminino através de uma surpreendente experiência sensorial musical e da materialização do mote do projeto, a mulher na música. Serão apresentadas canções do CD de estreia da cantora e outras composições revisitadas sob o olhar de Nana Kozak e Banda Perfumada. Toda a cenografia e figurino assinado por Almir França, em 70% com material de reaproveitamento ambiental, pois acreditamos que a reutilização de materiais permite uma diminuição na exploração dos recursos naturais. Além do investimento na Composição Feminina, o palco também é todo fêmeo. Nana é acompanhada nos espetáculos pela Banda Perfumada composta exclusivamente por mulheres. O trabalho aponta o canhão de luz para a mulher no cenário da canção e garante dar aos ouvidos e olhos da plateia, belas canções, aliadas aos movimentos vibrantes de uma intérprete versátil e apaixonante que divide a cena com o grupo de musicistas virtuosas.





_________________________________________________




Uma das mais importantes orquestras de violões em atividade no Rio de Janeiro, a Orquestra de Violões da AV-Rio foi criada no início de 2009, como resultado de uma ideia amadurecida por alguns anos e realizada pela iniciativa do saudoso músico Júlio de Cepêda, com o entusiasmo de muitos dos que a compõem ainda hoje. Com o propósito de abrir espaço para a prática de conjunto (música de câmara) aos violonistas membros da “Associação de Violão do Rio” (AV-Rio), a orquestra vem ampliando seu trabalho e atualmente é constituída por doze componentes - contando com a direção musical do violonista Klaus Grunwald. Para esse evento os convidados são Carlos Coimbra e Leonardo Borges. Carlos Coimbra, bacharel em violão pela Escola de Música da UFRJ. Estudou com Juarez Maia, Graça Alan, Luciano Linhares, Flávio Barbeitas e Paulo Pedrassoli. Atualmente é membro da Orquestra de violões da Av-Rio. Leonardo Borges é violonista, estudou com o maestro Juarez de Carvalho (CBM) a quem deve todo o fundamento de sua formação técnica. Em seguida deu continuidade a seus estudos no bacharelado em violão pela UFRJ, onde se aprimorou com os professores Paulo Pedrassoli, Graça Alan e Marcello Gonçalves.



_________________________________________________





O cantor Valdeir Valença apresenta canções que fazem o público recordar o talento desse grande intérprete, considerado por todos um dos maiores cantores brasileiros em todos os tempos. No repertório, pérolas do repertório das “Aquarelas”, projeto criado e produzido por Roberto Menescal para Emílio Santiago, em 1988 que teve 07 volumes, até 1995. Canções que fizeram muito sucesso, estão nesse show, como “Saigon” (um dos maiores sucessos de Emílio Santiago, de Claudio Cartier, Carlão e Paulo Cesar Feital), “Verdade Chinesa” (Gilson e Carlos Colla), “O que é o Que È” e “Com a Perna no Mundo” (Gonzaguinha) além de alguns sambas enredos que fizeram muito sucesso na voz desse grande interprete. O cantor será acompanhado pelos músicos Marcelo Sisto (contra baixo e diretor musical), Santista Carlos (violão, cavaquinho e direção musical) e Leandro Gomes (percussão).



_________________________________________________



O Duo Ferreira Richter, formado pelo clarinetista Bezaleel Ferreira e pela pianista Raisa Richter, se dedica à divulgação da música camerística para a formação de piano e clarineta. Com ênfase na música latino-americana, seu repertório é muito diverso e inclui compositores tais como o argentino Carlos Guastavino, o cubano Paquito D’Rivera, o mexicano Arturo Márquez, os brasileiros José Siqueira, Osvaldo Lacerda, Villani-Cortês, entre outros. O Duo foi Formado no período da graduação, em que ambos cursavam o curso de Bacharelado em Música na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Eles fizeram o recital de estreia em abril de 2011, na Série Talentos, organizada pela Escola de Música da UFRJ. Em 2015, no Festival Brasil-Alemanha, participou de masterclasses com o clarinetista Sebastian Manz (Alemanha), se apresentando no recital de encerramento deste evento. Ainda neste ano, o Duo realizou o recital de abertura da Série de Música de Câmara do projeto Música nas Escolas (Barra Mansa – RJ). Ademais, participou do Vº e VIº Concurso de Música de Câmara do 54° e do 55º Festival Villa-Lobos, sendo em 2015 o 3°colocado do concurso.




_________________________________________________




Com 4 anos de existência o Violúdico trabalha em diversos seguimentos dentro do entretenimento e desenvolvimento infantil através da musica mesclada a interação, entre eles: possui diversos shows interativos, espetáculos teatrais, entretenimentos para festas infantis, colônia de férias, “cantação de histórias” e aulas de musicalização através de um programa próprio chamado, Musicalização com desenvolvimento sensório artístico. Suas letras são criativas e usam a música para estimular a imaginação através do lúdico ressignificando materiais usados no cotidiano para criar um novo contexto para serem explorados pelas crianças da plateia que muitas vezes são convidadas ao palco durante o show. Seu repertório mescla diversos gêneros musicais que além de suas canções autorais passeia por cantigas de rodas, paródias divertidas, MPB e adaptações de rocks. O grupo Violúdico preparou um bailinho extremamente interativo com músicas que agradam não só os pequeninos, mas toda a família. O show propõe brincadeiras onde as crianças participam do seu lugar ou até do palco. 





_________________________________________________





Parada Noturna é uma banda carioca de Rock n' Blues autoral autêntico, formada em 2009 pelo músico Fernando de Souza (Guitarra/Voz). Ao longo dos anos a formação foi sendo alterada até chegar a formação atual, com Augusto "Cuba" (Baixo/Backing Vocal), Henrique Schettino (Bateria), e como convidado, Pedro Souza (Pianista/Tecladista). Engajados na cena Blues/Rock do Rio de Janeiro, a banda marca presença no cenário carioca tocando em varias casas e eventos. A Banda realizou e participou de shows com grandes nomes do Blues nacional, tais como: Big Gilson (Big Alambick), Jefferson Gonçalves (Baseado em Blues), Zinton Spencer (Atlantic Blues), Maurício Sahady, Pedro Leao (Laranjeletric), Gil Eduardo, participou também do aniversário do 1º ano do Clube do Blues, na renomada casa Mississipi Delta Blues. O estilo musical do Parada Noturna é Rock n Blues, vai desde o Rock n Roll tradicional da cena brasileira, até o Blues de Chicago e New Orleans. O show terá duração de uma (1) hora e 30 minutos, constando todas as músicas autorais da banda e algumas músicas de artistas, que influenciaram a banda ao longo de sua carreira, teremos também convidados especiais da música brasileira que tocarão no palco do evento junto com a banda.




_________________________________________________




Crenças e Tramas é um show composto pelas canções que compõe o álbum homônimo. Tiago Rosas é autor das músicas e letras acompanhado pelo baixista Hugo Noguchi e o baterista Lucas Fixel. O trio interpreta um trabalho com influência rítmica estrangeira nas bases das músicas, e ao mesmo tempo melodias e harmonias reconhecíveis na canção brasileira. As letras levantam os ritos do cotidiano a partir de um olhar para si próprio, repensando o lugar de quem fala/canta.




_________________________________________________




No show “João Roberto Kelly e suas marchinhas” estarão ao lado do compositor, os cantores Gilson Bongil e Manu Santos e os músicos Adilson Werneck (bateria) e Claudio Mateus (contrabaixo). Ao piano elétrico, o rei das marchinhas, João Roberto Kelly. Certamente sucessos como “A Cabeleira do Zezé” (a primeira do compositor, que estourou em 1964 e segue até hoje como uma das mais executadas nos blocos e bailes de clubes de todo o país); “Mulata Iê-Iê-Iê”, mais conhecida como “Mulata Bossa Nova” (composta em homenagem a 1a mulata a vencer o “Concurso Miss Guanabara de 1965, a Vera Lucia Couto), “Colombina”, “Joga a Chave, Meu Amor”; “Mormaço”, “Rancho da Praça Onze”, ”Paz e Amor”, “Israel”, “Boato”, “Dança do Bole Bole”, “Samba do Teleco-Teco”, na década de 1980, os sucessos “Maria Sapatão”, “Esse Menino é Gay” e “Bota a Camisinha”, lançadas pelo Chacrinha, além das mais atuais “Marcha do Barak OBama”, “Marchinha do Xixi” ( marchinha tema na Campanha de conscientização aos foliões mixões, pelo Sistema Globo de Rádio e Tv), “Marchinha do Porcalhão”, “Onde está o Meu Dinheiro”, “Alô Alô Gilmar” ( composta para o Carnaval de 2018 em homenagem ao ministro Gilmar Mendes), entre tantas outras serão lembradas pelo compositor João Roberto Kelly. 




_________________________________________________




Toon Spiessens é um violonista clássico vindo da Bélgica que aprecia viajar e conhecer músicas de diferentes países e culturas. Estudou música por cinco anos no conservatório real da Antuérpia e viajou pela Europa com o intuito de participar de concursos, competições internacionais e ouvir masterclasses de diferentes professores. Na Escola de Música, conheceu Matheus Maciel - violonista e compositor que é igualmente apaixonado por música. Em pouco tempo descobriram que compartilhavam interesses em estilos musicais e começaram a tocar juntos. Selecionamos cuidadosamente nosso repertório com base na música que estudamos e amamos. Nossa diferente origem e formação musical resultaram em um repertório que contém peças de distintas partes do mundo, executadas em estilo clássico, com influências do jazz e do violão brasileiro. Algumas são obras-primas do violão clássico, enquanto outras são arranjos, transcrições ou composições próprias.

---

Toon Spiessens is a classical guitar player from Belgium, who likes to travel and discover new music from different cultures and countries. He studied music for five years in the royal conservatory of Antwerp and traveled around in Europe to participate in international competitions and masterclasses from different teachers. In these five years he became very interested in Brazilian Music and started to feel the urge to learn more about the rhythms and harmony. The piece ‘Aquarelle’ by the Brazilian Composer Sergio Assad made him pack his suitcase to start his adventure in the Beautiful city Rio de Janeiro and his studies at the school of music of UFRJ. At the school of music he met Matheus Maciel, a guitar player and arranger who is equally passionate about music. They soon discovered that they share similar interest in music styles and started playing together. When Matheus was studying music at the University center of Barra Mansa in 2015 he was also working as an arranger in the production of music albums. This led him to win the Olho Vivo EP / CD 2016 Award with Bruno Perez’s EP Diante do Espelho. His knowhow about making arrangements was a useful tool for this project and resulted in some never heard before versions of classical guitar pieces reworked for two guitars. Their repertoire contains a big variety of music styles, like Brazilian music, Tango and Jazz, Alongside with a variety of important solo guitar repertoire by different composers played by Toon.




_________________________________________________




Vista sua fantasia e traga seus instrumentos de carnaval! Jujuba e Ana com o Grupo Samba Lelê, fazem um pot-pourri de músicas folclóricas em ritmo de marchinha somado as tradicionais, cantam sambas populares de carnaval e promovem um desfile de fantasias infantis. Fechando a apresentação será formado um bloquinho com o público na área externa CCM com bonecos de Olinda.




_________________________________________________





O show NANDA MOURA BLUES é uma viagem pela história do Blues, desde os campos de algodão no Mississippi até a Chicago dos anos 40, quando o Blues é eletrificado. O repertório é organizado cronologicamente, começando por um canto à capela (onde 1 impressiona a capacidade vocal de NANDA) fazendo menção aos cantos dos escravos nas plantações do Mississippi, lá nas raízes do Blues; passeando pelo Vaudeville Blues e Dirty Blues, com canções das grandes Divas dos anos 20 e 30; e terminando em versões modernas de clássicos do Chicago Blues dos anos 40, com músicas dançantes e animadas.




_________________________________________________





Caru de Souza iniciou sua trajetória musical aos 13 anos com aulas de piano e em 2001 começou sua carreira cantado em bares de Nova Friburgo. Consolidou-se na banda Gnose entre 2003 e 2017, moldando sua voz no Classic Rock dos anos 60/70. Em 2016 ampliando seus horizontes, se influenciou pelas origens do Blues e da Soul Music estreando no Rio de Janeiro com show chamado Caru de Souza & The Duck Walkers. Em seu repertório, Caru de Souza imerge na história interpretando grandes nomes do blues e do jazz como Bessie Smith, B.B. King, Koko Taylor, Nina Simone e Melody Gadot e apresenta composições autorais, acompanhada da banda The Blues Stolens integrada por Alexandre Barcelos e Mauro Filler nas guitarras, Beto Brown no baixo e Rabicó na bateria.